Com o objetivo de combater o isolamento social e promover o envolvimento comunitário das famílias migrantes, refugiadas e requerentes de asilo, o Meeru Aproxima está a recrutar voluntários para colaborarem com o proejto em São João da Madeira, Maia e Trofa. O recrutamento está aberto até 22 de setembro.

Hoje, quinta-feira (16), seis voluntários do projeto vão estar em direto, a partir das 21h00, na conta de Instagram da associação Meeru para esclarecerem dúvidas dos interessados.

“Este projeto almeja ter um impacto social positivo para que as famílias que acolhemos sejam autónomas, incluídas e ativas, e isto é algo que temos conseguido alcançar através dos nossos voluntários locais que estão altamente comprometidos e mobilizados para o diálogo intercultural”, declara Isabel Martins da Silva, citada na nota de imprensa enviada pela organização às redações.

De acordo com a mesma fonte, “o Meeru Aproxima abrange, aos dias de hoje, dez famílias do Iraque, Índia, Síria, Bangladesh e Camarões que são acompanhadas por 37 voluntários de várias cidades do norte do país.”

Ainda segundo a informação avançada pela associação, os candidatos a este recrutamento terão de participar num programa de capacitação que decorrerá em quatro fases.

“Após uma pré-seleção e entrevista, os candidatos deverão participar num warm-up online, nos dias 7 e 13 de outubro, às 21h15 e, posteriormente na Academia de Proximidade a realizar nos dias 17, 18 e 23 de outubro. No final, será feita a seleção de voluntários e serão formadas as Equipas de Proximidade. Os voluntários que irão integrar as Equipas de Proximidade destas cidades devem estar disponíveis entre os meses de novembro de 2021 a junho de 2022, dedicando cerca de 3 horas semanais ao projeto”, esclarece a Meeru.

Tanto o guia de candidatura como o formulário de inscrição estão disponíveis online.

Criada em 2019, e com base na cidade do Porto a Meeru | Abrir Caminho assume como missão “promover o diálogo e a proximidade como caminho para o desenvolvimento de comunidades.” Gaia, Porto, Gondomar, Braga e Viana do Castelo são outras das cidades em que o projeto está presente.