O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, vai estar esta sexta-feira (1) de manhã na Universidade do Porto. Para assinalar o arranque do ano letivo 2021/2022 e o regresso da comunidade académica às atividades letivas presenciais, o ministro vai visitar as faculdades de Desporto e de Economia da Universidade do Porto, localizadas no polo da Asprela.

Na FADEUP, Manuel Heitor vai fazer uma visita aos pavilhões da faculdade para assistir a aulas práticas de andebol e voleibol. Pelas 10h30, o governante já deverá estar na vizinha Faculdade de Economia para assistir a uma parte de aulas práticas e teóricas das licenciaturas de Gestão e de Economia.

O périplo ministerial arrancou hoje, quinta-feira, na Universidade do Minho, em Braga, onde o ministro participou na receção aos novos estudantes. Depois da passagem, amanhã, pela Universidade do Porto, Manuel Heitor vai ainda à Universidade de Aveiro, ao início da tarde, e encerra o conjunto de visitas com que assinala o arranque do ano letivo no Instituto Politécnico de Bragança.

Neste politécnico, que já foi presidido pelo atual secretário de Estado do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, e que tem uma alargada comunidade de estudantes internacionais, o governante vai assistir à apresentação de dois projetos ligados à integração dos novos alunos, com forte participação dos estudantes internacionais, como promotores e recetores destes projetos.

Mais de 49 mil estudantes foram colocados, este ano, no Ensino Superior português através do concurso nacional de acesso, cujos resultados foram conhecidos no domingo (26). É o segundo número mais elevado dos últimos 30 anos – número esse só superado pelas colocações do ano passado.

O MCTES estima que chegue aos 100 mil o número de novos alunos, considerando todas as vias de acesso. A Universidade do Porto, que voltou a registar a nota média de entrada mais elevada no conjunto das instituições portuguesas, preencheu 99,8% das vagas, com 4.024 estudantes colocados nas 4.031 vagas disponíveis.