Esta quinta-feira, dia 14 de outubro, marca o arranque de uma série de alterações em linhas operadas pela Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) fruto de um conjunto de obras que afetam a circulação na Baixa da cidade.

De acordo com a informação enviada esta quarta-feira às redações, a empresa decidiu mexer nas paragens de 14 linhas na sequência do avanço das obras de extensão do metro do Porto, na zona da Praça da Liberdade e da Estação de São Bento, e em resultado também do consequente aumento dos congestionamentos nessa área.

As linhas afetadas por alterações são a 200, 201, 208, 400, 500, 501, 901, 904, 905, 906, 1M, 3M, 10M e 11M. No seu site oficial, a STCP detalha as alterações que vão entrar em vigor, as quais são ilustradas no mapa abaixo.

Também na madrugada desta quinta-feira, 14, começa a operação de requalificação do tabuleiro inferior da Ponte Luís I, que vai implicar o corte completo do trânsito automóvel naquele troço. Assim, a empresa viu-se forçada a alterar o percurso de quatro das suas linhas: 900, 901, 906 e, na rede madrugada, a 11M.

Também de acordo com a informação disponibilizada pela empresa no seu site oficial, a solução encontrada pela STCP, em conjunto com as autarquias do Porto e de Vila Nova de Gaia, foi desdobrar a linha 900 em duas variantes: uma a circular no Porto e outra a circular em Gaia, sendo possível aos utentes o atravessamento a pé da ponte.

Já as linhas 901, 906 e 11M passam a usar a Ponte do Infante para ligar as duas cidades, registando, cada uma delas, diferentes alterações no percurso (carregar sobre as imagens para ampliar).

Para informação mais detalhada sobre as alterações planeadas e as alternativas apresentadas pela empresa, é recomendada a consulta do site oficial da STCP.