Em dezembro, o Ferro Comedy Club, que decorre às terças-feiras, vai transformar-se num festival de seis dias, com meia centena de humoristas. Fomos ao Ferro bar, localizado junto à Estação de São Bento, saber mais sobre o Porto Comedy Fest, que vai abrir a 7 de dezembro.

Transcrição da reportagem

Este é o som ambiente que enche o Ferro Bar, na Baixa do Porto, nas noites de terça-feira.

Chama-se Ferro Comedy Club, um projeto de Eduardo Marques que junta vários humoristas.

Rui Almeida é o produtor destas noites de stand-up e explica-nos como tudo começou.

Rui Almeida: “O Eduardo Marques já é humorista há muito tempo. E ele teve a ideia de criar um espaço no Porto que fosse mesmo dele e assentou aqui há cerca de um ano e meio mais ou menos, talvez mais um bocadinho.”

Entrámos, subimos as escadas, tomamos um café. De facto, estamos num bar.

Na sala ao lado há luzes e um microfone no centro. Vive-se o ambiente típico de uma sala de stand-up, tal como vemos nos filmes.

Para Rui Almeida, o cantinho situado junto à Estação de São Bento parece feito à medida.

Rui Almeida: “Se não fosse este sítio, não podia ser outro. Este é o único bar que tem uma sala dedicada e com estas características. Já tem luz, já tem som, tem um palco no fundo, paredes de pedra… todas estas características fazem deste um espaço único para que isto aconteça.

E, de facto, acontece. São mais de 60 pessoas que enchem as noites no Ferro bar. A casa está cheia e pelo que percebemos é assim, sempre.

[risos]

Para já, é às terças. Mas e que tal uma semana? Rui Almeida conta-nos como este grupo de humoristas traz uma ideia inovadora até à cidade: o Porto Comedy Fest.

Rui Almeida: “É de 7 a 12 de dezembro, um festival de uma dimensão… estamos a falar de 51 humoristas. São mais de 24 horas de sessões e stand up, durante uma semana. É uma ideia, para todos os efeitos, megalómana. É querermos fazer uma coisa que nunca foi feita em Portugal.”

[som vindo do palco: “Está muito alto aí atrás? Acham que está muito alto?”]

Seis dias, 15 sessões, 50 humoristas. No Porto Comedy Fest vão atuar aqueles que são da casa, os que vêm de fora e nomes de peso da comédia em Portugal. Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais.

[som de música]

Esta reportagem foi realizada no âmbito da disciplina de AIJ Rádio – 3º ano