Alguns dos centros de testagem gratuita à Covid-19, protocolados entre a Câmara Municipal do Porto e três laboratórios de análises, vão reduzir o horário de funcionamento já esta sexta-feira, dia 7, informou hoje a autarquia.

As alterações dizem respeito, essencialmente, aos centros instalados na Baixa da cidade – Praça Parada Leitão (junto à Reitoria da Universidade do Porto), D. João I e Trindade Domus – que, de quinta a sábado, passam a estar abertos somente até às 22h00.

Os horários esta sexta-feira divulgados pela autarquia vigoram até ao dia 13 de janeiro, o que leva a crer que podem vir a sofrer novos ajustes.

Os laboratórios com os quais a CMP tem protocolada a realização de até 100 mil testes, gratuitos para a população, neste mês de janeiro, reduzem, assim, os horários face à diminuição da procura, comparativamente à registada na quadra natalícia.

Em dezembro, foram realizados perto de 93 mil testes ao abrigo do programa.

Esta quinta-feira, o primeiro-ministro António Costa anunciou que, a partir do dia 10, é necessária a apresentação de um teste negativo para entrar em:

  • bares e discotecas;
  • visitas a lares;
  • visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde;
  • grandes eventos ou em eventos sem lugar marcado ou em recinto improvisado;
  • recintos desportivos (salvo indicação em contrário da DGS).

No total, a população tem, no Porto, disponíveis 17 postos fixos e uma unidade móvel de testagem à Covid-19 no âmbito dos acordos da CMP com os laboratórios. Não há um limite no número de testes a realizar por pessoa e não é obrigatória a marcação prévia, embora ela seja possível, no caso da POC, através de uma plataforma digital. O documento de identificação é de apresentação obrigatória.

No mapa abaixo, encontra a localização e horário de funcionamento dos centros já atualizados (clique sobre as cruzes vermelhas).

Mapa atualizado às 18h09 de 11 de janeiro com novos horários dos centros de testagem da POC Medical Care