A Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, em conjunto com o departamento de Propulsão Espacial da Universidade Técnica de Munique (TUM), está a promover a primeira edição de um curso para a construção e lançamento de foguetes espaciais, destinada a jovens universitários. A formação vai decorrer entre os dias 14 e 18 de Fevereiro.

A Portugal Space e a TUM procuram “motivar e capacitar os alunos com as ferramentas necessárias para que estes concebam os seus próprios ‘rockets’, com um espírito de inovação, desafio e segurança”, refere a Agência Espacial Portuguesa em comunicado.

O curso é composto por um conjunto de palestras, lecionadas por especialistas de diferentes áreas relacionadas, como o design, a segurança de sistemas ou a gestão de propulsores e sistemas de recuperação. Os participantes poderão usufruir da “partilha de conhecimentos, experiências, lições aprendidas e conhecimento prático para lá da teoria”, descreve a agência.

O objetivo é “alimentar o interesse dos estudantes pelo EuRoC” – European Rocketry Challenge -, favorecendo a preparação dos formandos para esta competição internacional de foguetes espaciais, destinada a estudantes universitários de licenciatura ou mestrado e promovida, também, pela Agência Espacial Portuguesa.

O plano de estudos deste curso gratuito inclui tópicos como a interferência eletromagnética, as operações do segmento terrestre e recomendações para o design de foguetes. Serão ainda apresentadas as regras do EuRoC, assim como “outras informações relevantes sobre a competição”, explica a organização.

As inscrições para a primeira edição do curso, online e gratuito, podem ser feitas aqui até sábado, dia 11 de fevereiro. A participação é limitada a 500 estudantes, nacionais e internacionais, aconselhando-se que seja feita em equipas estudantis. As aulas vão decorrer entre 16h e as 19h durante os quatro dias da formação.

Artigo editado por Filipa Silva.