Viana do Castelo foi escolhida para Capital Europeia do Desporto do próximo ano. O anúncio foi feito esta quarta-feira (9) pelo presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto (ACES), Gian Francesco Lupattelli.

A cerimónia que distinguiu Viana do Castelo realizou-se em Bruxelas, na sede da ACES, responsável pela atribuição do prémio. Depois de três dias de avaliação na cidade, a oficialização vai ocorrer na próxima segunda-feira (14), na capital belga.

Viana do Castelo é a 11.ª cidade portuguesa a ser eleita Cidade Europeia do Desporto. Gian Lupattelli destacou, em declarações à imprensa, a qualidade das candidaturas portuguesas. “Guimarães ganhou o título em 2013 e correu muito bem. E todos os anos Portugal tem uma cidade preparada para ganhar o título. Esta candidatura [de Viana do Castelo] é muito forte. Nestes dez anos posso garantir que é uma das melhores. Se não é a primeira, é a segunda”, refere.

Após uma passagem de três dias por Viana do Castelo, o presidente da ACES distinguiu “a fantástica possibilidade de receber desportos de todos os géneros, graças ao mar, ao rio e às infraestruturas existentes”.

O investimento de Viana no desporto

A Capital do Alto Minho tem mais de 5 mil atletas federados, representantes de 160 equipas de 71 clubes e associações.

Em declarações ao JPN, o vereador do Desporto de Viana do Castelo, Ricardo Rego, afirmou que a “aposta nos desportos náuticos, através dos nossos quatro centros [para o efeito], de surf, canoagem, remo e vela”, valorizou a candidatura.

Relativamente aos investimentos feitos na cidade, o vereador realçou os “investimentos nas infraestruturas quer de pavilhão quer de natureza, a nível dos clubes locais, reabilitando e apostando em novas infraestruturas”. Destacou, também, a nova “política de investimento na área urbana, com infraestruturas que permitam o desporto para todos, quer o formal quer o informal.”

Ricardo Rego vincou que Viana do Castelo tem como aposta “o rio, a montanha, o mar”, para se “potenciar do ponto de vista do turismo desportivo”.

Luís Nobre, autarca de Viana do Castelo, deslocou-se para o evento de bicicleta, acompanhado pelo vice-presidente e pelo seu chefe de gabinete. Os três percorreram a cidade até ao Centro Cultural, junto ao rio, onde se realizou a comemoração. Na cerimónia foram apresentados o hino oficial e a mascote, o boneco “Santiago”.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha