Nos Países Baixos, um golo solitário de Darwin Núñez carimbou a passagem do Benfica à fase seguinte da competição, depois do empate na primeira mão com o Ajax. Em Old Trafford, o Atlético de Madrid também só teve de furar as redes inglesas uma vez para garantir um lugar no top 8 da Liga dos Campeões. Ronaldo, Bruno Fernandes e Diogo Dalot caíram, João Félix segue em frente e pode encontrar os encarnados na fase seguinte.

O Benfica está nos quartos de final da Liga dos Campeões seis anos depois.

“Cabelo na reguinha” foi estrela em terras holandesas

O Benfica deslocou-se à Johan Cruyff Arena, em Amsterdão, depois de um empate a duas bolas na primeira mão, no Estádio da Luz, para vencer o Ajax pela margem mínima.

Os encarnados, que precisavam de vencer para avançar na competição, entraram em campo conscientes da importância do plano defensivo. O técnico das águias Nélson Veríssimo não fez alterações em relação ao onze apresentado na primeira mão.

Num jogo em que a bola esteve maioritariamente do lado dos holandeses, foi o Ajax a primeira equipa a introduzir a bola dentro da baliza. Aos sete minutos, Sébastien Haller furou as redes encarnadas, mas valeu ao Benfica o fora de jogo assinalado a Tadić, que tinha assistido o costa-marfinense.

O Ajax guardava a bola e mostrava-se decidido a inaugurar o marcador, mas só nos dez minutos finais da primeira parte criou uma oportunidade de perigo que ameaçou Vlachodimos. Ryan Gravenberch rematou de fora da área e obrigou o guarda-redes grego a desviar com a ponta dos dedos.

Ao intervalo, Nélson Veríssimo retirou Taarabt do jogo e lançou Meite, que formou um autêntico muro com Weigl no meio-campo das águias. Ao passar dos primeiros dez minutos do segundo tempo, Vertonghen foi o dono da primeira oportunidade de perigo do Benfica. Na sequência de um pontapé de canto, a bola encontrou o alemão sozinho ao segundo poste. Vertonghen colocou-a em zona de remate, mas ninguém apareceu para a finalização.

Na resposta, Antony, uma das principais figuras dos holandeses, cabeceou com perigo por cima da baliza de Vlachodimos. O Ajax pediu por diversas vezes o assinalar de grande penalidade, mas o árbitro da partida mandou sempre jogar.

Aos 76 minutos, uma falta de Álvarez sobre Gonçalo Ramos, perto da bandeirola de canto, valeu um livre ao Benfica. Grimaldo bateu para o centro da área e a bola encontrou Darwin, que foi mais rápido que os jogadores do Ajax na antecipação e inaugurou o marcador.

O internacional uruguaio tinha marcado presença na conferência de imprensa de antevisão do jogo e o cabelo que apresentou foi motivo de comentários. Mais tarde, o avançado do Benfica reagiu nas redes socias “O meu cabelo está na reguinha”. A verdade é que foi mesmo uma cabeçada de Darwin, que na antevisão se mostrou convicto da passagem da equipa à próxima fase, que eliminou o líder da Eredivisie.

Até ao final do jogo, os encarnados mostraram-se competentes no processo defensivo e Yaremchuk ainda teve uma boa oportunidade para selar o jogo, mas o gigante ucraniano deixou-se antecipar.

No final do encontro, em declarações à CNN Portugal, Nélson Veríssimo disse “estar muito satisfeito por estar nas oito melhores equipas da Europa”. O técnico encarnado realçou que a equipa “não conseguiu fazer o jogo que queria”, mas “se não dá de uma maneira, dá de outra”, rematou. O treinador português considerou que “coragem, rigor e compromisso defensivo”, aliados à concretização de uma bola parada numa transição ofensiva, foram a chave para a vitória da equipa portuguesa.

O Benfica está nos quartos de final da Liga dos Campeões seis anos depois, após um jogo em que a solidariedade defensiva e o esforço dos jogadores das águias foram essenciais para a vitória.

Eficácia espanhola venceu persistência inglesa

Depois do empate a uma bola no Wanda Metropolitano, Manchester United e Atlético de Madrid defrontaram-se num jogo em que apenas uma vitória levaria à passagem à fase seguinte. Com quatro portugueses em campo, três do lado dos red devils e um do lado espanhol, foi a equipa da casa a primeira a criar perigo. O cruzamento de Bruno Fernandes encontrou o jovem Elanga na cara do golo que obrigou Oblak a uma grande defesa com a cabeça.

Na resposta, Rodrigo de Paul rematou do meio da rua e De Gea não quis ficar atrás do guarda-redes adversário. O espanhol voou para uma grande intervenção que salvou os ingleses de sofrerem o primeiro golo. Numa fase do jogo em que o United se mostrava mais pressionante, foram os colchoneros a colocar a bola dentro da baliza. João Félix marcou aos 34 minutos, mas o golo foi anulado por fora de jogo de Marcos Llorente que tinha assistido o português.

No entanto, o Atlético de Madrid acabou mesmo por marcar. O calcanhar de João Félix desbloqueou uma jogada ofensiva dos colchoneros. O passe do português encontrou Griezmann que, com um bom cruzamento, assistiu para o cabeceamento de Renan Lodi. Estava inaugurado o marcador em Old Trafford ainda no primeiro tempo.

O segundo tempo voltou a abrir com uma jogada entre Bruno Fernandes e Elanga, mas a bola teimava em não entrar. Os red devils começaram mais fortes, mas do outro lado encontraram sempre um Oblak inspirado. O Atlético de Madrid pouco incomodou o Manchester United, que insistiu, o jogo todo, na criação ofensiva, mas sem concretização.

Os ingleses não conseguiram dar a volta ao texto, foram eliminados e Ronaldo não conseguiu a passagem aos quartos de final pelo terceiro ano consecutivo. Os colchoneros seguem para a próxima fase na qual João Félix, como admitiu no final da partida, gostaria de enfrentar o Benfica.

Os quartos de final da Liga dos Campeões fecham esta quarta-feira. As duas últimas vagas decidem-se a partir das 20h00 com os embates entre Lille e Chelsea – os ingleses venceram 2-0 em Stamford Bridge – e Juventus e Villarreal – as equipas empataram a uma bola no Estádio de la Cerámica.

O sorteio dos quartos de final, e do emparelhamento das meias-finais e da final da UEFA Champions League está agendado para as 11h00 desta sexta-feira, dia 18 de março, na Casa do Futebol Europeu, em Nyon, na Suíça.

Artigo editado por Filipa Silva