Em plena crise climática, o jornal "Público" lança um projeto dedicado exclusivamente a temas relacionados com o ambiente. Chama-se “Azul” e aborda temas como a sustentabilidade, crise climática e poluição.

“Azul” é o novo projeto do Público focado em temas ambientais. Foto: Tiago Serra Cunha/JPN

O jornal “Público” lançou, na passada sexta-feira (22), o “Azul“, um projeto totalmente dedicado à abordagem de temas relacionados com o ambiente.  “O Azul é o nosso planeta e é a única casa que nós temos” – assim se explica o nome do projeto, que vai buscar o nome à cor predominante do planeta Terra. 

O projeto dará espaço aos leitores para participar, fazer sugestões e colocar dúvidas. “É um espaço de informação mas que também pretende mobilizar as pessoas”, refere Andrea Cunha Freitas, jornalista na secção de Ciência do Público, ao JPN.

A jornalista acredita que “cada vez mais” as pessoas estão conscientes do “problema que enfrentamos” relativamente ao futuro do planeta. No entanto, considera que “muitas vezes não sabem o que podem fazer”. O “Azul” surge da necessidade de existir “jornalismo de qualidade na área do ambiente” e com o propósito de fazer com que a mensagem chegue, efetivamente, até às pessoas.

Com o objetivo de ser um “espaço aberto”, o projeto jornalístico vai abranger não só notícias sobre a atualidade, mas também reflexões, opiniões, analise de dados e reportagens. Para isso, conta com uma equipa “multifacetada”, composta por dez jornalistas com diferentes valências.

O projeto tem como editoras as jornalistas Andrea Cunha Freitas, na redação do Porto, e Teresa Firmino, em Lisboa. Integram a equipa Andreia Azevedo Soares, Cláudia Carvalho Silva, Nicolau Ferreira, Daniel Dias, Gabriela Gómez e Vera Moutinho.

 

 
 
 
 
 
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Nós queremos atingir um publico mais jovem porque está muito interessado neste tema, portanto queremos responder a essa procura de informação”, acrescenta a jornalista do “Público”.

Desta forma, o jornal reforça a importância que dá este tema nas páginas do jornal, físicas e online. “A nossa preocupação com o ambiente não surgiu agora com o projeto ‘Azul’, só ganhou mais força e mais recursos”, lembra Andrea Cunha Freitas. A grande aposta será nas redes sociais, com recurso a novas formas de leitura de informação, como infografias, conteúdos multimédia, vídeo ou podcasts. Andrea considera que, hoje em dia, “é aí que as pessoas procuram informação”.

Para além do espaço online, o projeto também vai ter efeito na edição impressa do jornal. “O conteúdo do ‘Azul’ estará alocado na secção de Ciência, que ficará agora mais reforçada”, explica a jornalista.

O projeto é financiado por uma ação fundos europeus, “Biopolis”, e pela Fundação Calouste Gulbenkian. A LIPOR e a Sociedade Ponto Verde também são parceiros do “Azul”. O Público reconhece a importância destes apoios, uma vez que são eles que “tornam este projeto possível”. Estas entidades “surgem para nos dar meios mas não interferem no conteúdo editorial do site, garante Andrea Cunha Freitas. “Continuamos a fazer o nosso trabalho como sempre fizemos: de forma independente, autónoma e sem interferências”, conclui.

 

 
 
 
 
 
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Artigo editado por Tiago Serra Cunha