Entrega das distinções decorreu esta segunda-feira, no Jardim Público de Évora, para assinalar o Dia da Europa. Reportagem do JPN foi finalista, mas não venceu a categoria "Estudante".

Maria Nunes, Bianca Gregório, Inês Sousa e Talismã Xavier venceram a categoria “Estudante”. Foto: Twitter/Representação da Comissão Europeia em Portugal

Os vencedores da quinta edição do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa foram divulgados esta segunda-feira. A cerimónia decorreu no Jardim Público de Évora e foi integrada nas celebrações do Dia da Europa, assinalado a 9 de maio. O evento, organizado pela representação portuguesa da Comissão Europeia e a Câmara Municipal de Évora, contou com a presença de Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal, Elisa Ferreira, Comissária europeia para a Coesão e Reforma e Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora.

De um total de 63 candidaturas, foram selecionados seis finalistas em três categorias. Para cada divisão, foi nomeado um projeto vencedor e a outro foi atribuído uma menção honrosa.

Na categoria “Estudante”, a distinção foi para o trabalho “O Combate Europeu ao Frio que nos desune”, da autoria de Maria Nunes, Bianca Gregório, Inês Sousa e Talismã Xavier. A reportagem fala do contraste entre as condições de vida nas zonas rurais e urbanas de três Estados-membros da União Europeia (UE), incluindo em Portugal. A reportagem “Porque escasseiam as vacinas?”, de Miguel Marques Ribeiro, publicada em fevereiro de 2021 no site do JPN, foi uma das finalistas nesta categoria.

Já na categoria “Regional”, a distinção sorriu à reportagem “Este Mar que a UE nos deu”, da autoria de Afonso Ré Lau e Maria José Santana, publicado na Aveiro Mag. Os dois jornalistas fazem um balanço dos investimentos concretizados pelo antigo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e da Pesca.

Por último, na categoria “Nacional”, a reportagem distinguida foi “O que ficará dos fundos europeus”, realizada por Anabela Almeida para a RTP. A jornalista aborda os pontos mais e menos positivos da utilização de fundos europeus ao longo de 35 anos da existência da UE.

Menções honrosas:

Categoria “Estudante” “Um Bar chamado Europa”, de Diana Gomes e Adriana Alves, no âmbito do projeto “Repórteres em Construção” (REC)

Categoria “Regional” “Filhos de um deus menor encontram futuro na formação profissional”, de Paulo Leitão, emitida pela Centro TV

Categoria “Nacional” “Cinco dias de viagem no mais europeu dos comboios” de Ruben Martins, Carlos Cipriano e Diogo Ferreira Nunes, publicada no jornal “Público”

O Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa é atribuído a jornalistas e a estudantes de Jornalismo ou Comunicação Social com base no contributo para clarificar questões importantes a nível europeu ou para aumentar o conhecimento sobre as instituições e políticas da União Europeia. Foi atribuído pela primeira vez em maio de 2017, como forma de homenagem ao trabalho do jornalista Fernando de Sousa (1949-2014), cuja carreira foi dedicada aos assuntos europeus.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha