Devido às obras nos Aliados e na Rua dos Clérigos, a Latada de 2022 vai ter um percurso semelhante ao do Cortejo da Queima das Fitas. A FAP avançou ao JPN que os estudantes partem da Rua de Camões às 14h01 e terminam o percurso na Fonte do Laranjal, depois de passar pelos Aliados.

Cortejo da Latada | Foto: Alexandra Oliveira Foto: Alexandra Oliveira

Vai voltar a ouvir-se, a partir das 14h01 deste domingo (30) o tilintar de milhares de latas pintadas pelas ruas da baixa, no Cortejo da Latada da Semana de Receção ao Caloiro do Porto. Mas, este ano, noutro lugar.

Devido às obras na Avenida dos Aliados, na Praça dos Leões, na Rua dos Clérigos (que os estudantes costumam percorrer em corrida desenfreada) o percurso foi alterado, tornando-se semelhante ao do Cortejo da Queima das Fitas. A Federação Académica do Porto confirmou ao JPN que, como aconteceu em maio, as centenas de estudantes vão partir da Rua de Camões em direção à Praça General Humberto Delgado, em frente à Câmara Municipal do Porto, local onde acontecerá a cerimónia do Juramento. Findo o Juramento, o cortejo vai prosseguir para o Chafariz do Laranjal, em frente à Igreja da Trindade, onde acontecerá o Batismo.

Tradicionalmente, o percurso do Cortejo da Latada parte da Cordoaria, desce pela Rua dos Clérigos antes de subir os Aliados, onde decorre o Juramento. No final, os estudantes percorrem a Rua de Ceuta, até chegarem à Praça dos Leões, em frente à Reitoria da Universidade do Porto, onde o evento finda com a celebração do Batismo.

Em 2022, marca-se o regresso das atividades académicas da Semana de Receção do Porto ao formato tradicional das edições pré-pandemia. Em 2020, a Semana de Receção não se concretizou, enquanto que no ano passado apenas se desenvolveram algumas atividades, com restrições como o uso da máscara.

A FAP espera mais de 70 mil pessoas no Cortejo da Latada

Amplie o mapa para ver o percurso do Cortejo da Latada de 2022

Artigo atualizado a 28 de outubro de 2022 com a informação sobre as obras na Praça dos Leões e os números estimados de pessoas na baixa para assistir/participar na Latada.