A goleada da seleção nacional frente à Suíça (6-1) colocou Portugal nos quartos de final do Campeonato do Mundo pela primeira vez desde 2006. Três dos golos foram marcados pelo estreante a titular Gonçalo Ramos. Cristiano Ronaldo não foi titular.

Fernando Santos é o selecionador português desde 2014 Foto: Seleções de Portugal / Facebook

Não chegou uma mão para contar as vezes que a seleção das quinas fez abanar a rede de Yans Sommer. Esta terça-feira, em Lusail, Portugal derrotou a seleção da Suíça na última partida dos oitavos de final do Mundial do Catar e carimbou a passagem à próxima eliminatória do campeonato.

Com uma vitória dilatada por 6-1, Fernando Santos tornou-se o primeiro treinador português a chegar aos quartos de um Campeonato do Mundo. Na última vez que Portugal foi além dos oitavos num Mundial, em 2006, na Alemanha, ainda era o brasileiro Luiz Felipe Scolari quem comandava a seleção portuguesa.

Três golos de Gonçalo Ramos e um de Pepe, Raphaël Guerreiro e Rafael Leão. A goleada foi a maior de sempre da seleção nacional em fases de “mata mata” em Campeonatos do Mundo, e a segunda maior de Portugal na história da competição (depois do 7-0 frente à Coreia do Norte, no Mundial de 2010 na África do Sul).

Durante a partida, 25 minutos foi o tempo máximo que Portugal esteve sem marcar. 

Um capitão no banco e um titular estreante no leme

Até ao início do jogo, as atenções estavam mais focadas no banco de suplentes onde – pela primeira vez desde, curiosamente, o jogo contra a Suíça na fase de grupos do Euro 2008 – Cristiano Ronaldo se sentaria. Em jogos decisivos, desde o Euro 2004 o capitão das quinas foi sempre titular indiscutível.

No entanto, aos 17′ todos os olhos se virariam para o verdadeiro protagonista do jogo: o estreante a titular, Gonçalo Ramos.

O avançado benfiquista concretizou a proeza de marcar um hat-trick e de fazer uma assistência ao golo de Raphaël Guerreiro, aos 55 minutos. Com 21 anos, tornou-se o jogador mais jovem a marcar três golos numa partida do Mundial, desde 1962.

O avançado português é também, agora, o terceiro jogador mais jovem da história a fazer um hat-trick em fases de eliminação de Campeonatos do Mundo (atrás de Edmund Conen, que o fez com 19 anos e Pelé, com 17). Depois de Eusébio em 1966, Pauleta em 2002 e Ronaldo em 2018, Gonçalo Ramos é o quarto português a conseguir marcar três golos na competição num só jogo.

Como os recordes não se reservam só para os jovens, o golo de Pepe tornou-o o jogador mais velho de sempre a marcar numa fase de “mata mata” do Mundial. Com 39 anos, o jogador portista é, neste momento, o mais velho ainda em competição.

Segue-se Marrocos, a única surpresa dos quartos

Umas horas antes da vitória inequívoca de Portugal, Marrocos fazia o impensável ao eliminar a seleção espanhola em penáltis, por 3-0, depois de o prolongamento ter terminado sem golos. 

Assim, Portugal vai enfrentar a seleção marroquina este sábado (10), às 15h nos quartos-de-final. As duas seleções enfrentaram-se, também, no último Mundial, na Rússia. Na altura, Portugal venceu por 1-0, com um golo de Cristiano Ronaldo.

Quem vencer vai enfrentar nas meias finais da competição o vencedor do confronto entre a França e a Inglaterra, marcado para sábado, às 19h.

Esta sexta (9), jogam ainda, por um lugar nas semi finais, o Brasil contra a Croácia (15h) e os Países Baixos frente a Argentina (19h).