O emblema inglês é acusado de violar mais de 100 vezes as regras financeiras da Premier League, durante o período compreendido entre 2009 e 2018. Os citizens arriscam descida de divisão.

Fachada do estádio do Manchester City

O atual campeão inglês pode enfrentar severas sanções. Foto: Guts Gaming/ Flickr

O Manchester City foi acusado esta segunda-feira (6), pela English Premier League (EPL), de cometer irregularidades do foro financeiro. Segundo o comunicado oficial emitido pela Premier League, os citizens terão violado as regras mais de 100 vezes, entre os anos de 2009 e 2018, um caso único no futebol inglês. Caso sejam comprovadas as ilegalidades, os ingleses arriscam sanções que podem ir desde a perda de títulos à descida de divisão.

De acordo com o jornal The Guardian, as acusações ao emblema de Manchester cobrem quatro áreas: falha em “não incluir os detalhes completos da remuneração do treinador e dos jogadores”; falha em “dar uma visão verdadeira e justa da situação financeira do clube”; “violações dos regulamentos nacionais e continentais do Fair-Play financeiro” e a “não cooperação e auxílio à Premier League na realização das investigações do caso”.

Todas estas acusações surgem depois da Premier League ter analisado contas, receitas, patrocínios e contratos dos citizens. O processo surge também na sequência das denúncias realizadas pelo jornal alemão Der Spiegel, que publicou documentos vazados em 2018 e que comprovam irregularidades financeiras cometidas pelo City. Esses documentos teriam sido expostos na sequência do caso Football Leaks, em 2015, quando emergiram muitos outros escândalos que envolviam diversos clubes, dirigentes e jogadores.

No entanto, a equipa de Manchester já reagiu ao caso através de uma nota oficial emitida no seu site. Na nota, o clube inglês afirma estar “surpreendido pela emissão da alegada quebra de regras, particularmente devido ao extenso envolvimento e à vasta quantidade de material detalhado que a English Premier League recebeu”. Ainda no mesmo comunicado, o clube admite recorrer “à revisão deste assunto por uma comissão independente” e deseja que o caso “seja encerrado de uma vez por todas”.

Quais as punições que o Manchester City pode sofrer?

De acordo com a regra W.51 no manual da Premier League, há possibilidade de uma comissão aplicar um conjunto de sanções contra um clube que tenha violado as regras. Essas podem ser multas, perda de pontos e suspensão ou expulsão da competição.

Segundo sugere a subcláusula W.51.7, a comissão “pode impor a combinação de sanções ou outra penalidade que considere adequada ao caso”. Há ainda a possibilidade do City perder os títulos que conquistou nos anos abrangidos pelo relatório da EPL. Durante esse período, o Manchester City venceu a Premier League e a Taça da Liga por seis vezes, juntando mais duas conquistas da FA Cup.

Esta situação não é nova para o clube inglês. Em 2020, esteve intervencionado pela UEFA por “exagerar a receita de patrocínios em suas contas” entre 2012 e 2016, segundo referiu na altura a confederação. O clube foi suspenso da Liga dos Campeões, mas o castigo acabou por não avançar depois dos ingleses terem recorrido para o Tribunal Arbitral do Desporto (CAS, acrónimo inglês). Na época, o CAS ilibou os citizens do processo garantindo que “a UEFA apresentou provas insuficientes” para punir o clube.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro