Já estão abertas as candidaturas para as 71 bolsas que a Câmara do Porto vai oferecer a estudantes em situações de fragilidade económica. As inscrições terminam a 11 de agosto.

Bolsas são concedidas no âmbito do programa “Porto de Conhecimento” Foto: Laura Luchtenberg

A Câmara do Porto, através do projeto “Porto de Conhecimento”, vai disponibilizar 71 bolsas para jovens com dificuldades económicas, de forma a que estes consigam prosseguir os estudos. Para isto, será estabelecida uma parceria com instituições de ensino superior privado, universitário e politécnico.

Das 71 bolsas, 51 estão destinadas à frequência de licenciatura, uma para frequência de mestrado integrado, 11 para frequência de mestrado e oito para frequência de curso técnico superior profissional. O valor e a abrangência das bolsas de estudo variam de acordo com a instituição.

A Escola Superior Artística do Porto, a Universidade Católica Portuguesa, o Instituto Português de Administração de Marketing, a Universidade Fernando Pessoa e a Universidade Lusófona são apenas algumas das instituições de ensino superior privado que constam na lista de opções disponibilizada aos estudantes.

As candidaturas já estão abertas e decorrem até ao dia 11 de agosto. Os candidatos selecionados serão posteriormente contactados pela instituição de ensino superior, até 30 de setembro, para formalizar o processo.

Para se candidatarem a uma bolsa, os jovens devem reunir condições de acesso ao ensino superior e ao curso em que se pretendem inscrever. Devem também ser beneficiários de apoio, no âmbito da Ação Social Escolar, ou que tenham uma situação semelhante. Além disso, devem ter residência no Porto ou ter obtido a habilitação de acesso ao ensino superior numa instituição de ensino da cidade. De recordar que a candidatura a determinados cursos exige a realização de pré-requisitos e uma classificação mínima de candidatura.

No formulário, que se encontra disponível no site oficial da Câmara do Porto, os alunos têm a oportunidade de indicar três opções, de acordo com as suas preferências, em diferentes cursos e instituições de ensino superior parceiras. De salientar que o formulário não pode ser manuscrito, sendo, assim, de preenchimento exclusivamente online.

De acordo com a página da Câmara do Porto, a atribuição das bolsas é feita “de acordo com a classificação final obtida na habilitação de acesso precedente, preferindo o candidato com a classificação mais elevada, mas é dada preferência absoluta aos candidatos com domicílio fiscal no Porto, e destes, aos que tenham obtido a habilitação de acesso em instituição de ensino do Porto”.

O projeto “Porto de Conhecimento” tem como principais objetivos divulgar a ciência e o conhecimento, aumentando, assim, o nível de literacia científica das crianças e jovens dos estabelecimentos de ensino públicos do Porto. Todas as dúvidas podem ser esclarecidas pela Direção Municipal de Educação, através do email [email protected].

Editado por Filipa Silva