A ligação entre as duas cidades ribeirinhas vai voltar a funcionar durante a mais longa do ano, cujos festejos arrancam sexta-feira (23). O espetáculo pirotécnico só vai decorrer no tabuleiro superior da ponte e estão previstos alguns condicionamentos na circulação de pessoas e veículos já a partir de quinta-feira (22).

Ponte D. Luís Um Mês Depois

Obras de reabilitação da Ponte D. Luís custaram cerca de quatro milhões de euros. Foto: Miguel Marques Ribeiro

É já nesta sexta-feira (23) que se celebra uma das maiores festas tradicionais do Porto, o São João, um pouco por toda a cidade. Findadas as obras de requalificação do tabuleiro inferior, e para respeitar um costume com vários anos, a Ponte D. Luís I vai voltar a proporcionar a travessia, através de acesso pedonal, entre as margens do Porto e Vila Nova de Gaia.

 

A estrutura sofreu obras de requalificação no tabuleiro inferior, depois de ter sido detetado um conjunto de anomalias. De entre as mesmas, destacou-se uma vibração atípica que poderia vir a comprometer a estabilidade da ligação, tendo em conta o alto fluxo de pessoas ao mesmo tempo, principalmente durante eventos especiais. De acordo com a nota oficial da Câmara Municipal do Porto, partilhada no site, estas “vibrações horizontais” foram controladas “à custa do aumento da rigidez e aumento da massa do tabuleiro”.

A intervenção arrancou no dia 14 de outubro de 2021, e tinha conclusão inicialmente prevista para março deste ano. A ponte reabriu oficialmente em abril, aproximadamente um ano e meio depois do arranque das obras.

 

Este ano, seguindo também o padrão habitual, a programação conta com fogo de artifício. Será lançado apenas a partir do tabuleiro superior da ponte, retirando do inferior quaisquer estruturas de iluminação e fogo. A decisão foi tomada pelos municípios de Porto e Vila Nova de Gaia com o intuito de tornar mais fácil a abertura e passagem de pessoas nos momentos que antecedem e precedem o espetáculo.

Devido ao espetáculo de pirotecnia, haverá ainda alguns constrangimentos na circulação, já a partir de quinta-feira (22). Na véspera do arranque dos festejos, o passeio poente do tabuleiro superior vai estar condicionado –  em oposição ao tabuleiro inferior, onde a passagem se mantém inalterada, estando apenas limitada de acordo com as regras vigentes.

Também no dia 23 se mantêm as limitações de circulação no passeio poente do tabuleiro superior, durante o dia. À noite, a partir das 23h00, a ponte encerra o acesso pedonal em ambos os tabuleiros, mantendo-se assim até à 01h30 do dia 24.

O serviço de metro no tabuleiro superior da ponte mantém-se disponível até às 23h30 de sexta-feira, com reabertura às 03h00 de sábado. Durante este período, a Metro do Porto vai assegurar a circulação de composições até e a partir das estações de S. Bento, no Porto, e de General Torres, em Gaia. A partir das 22h30, já não vai ser possível circular de metro entre as estações de General Torres e Jardim do Morro.

Já em Vila Nova de Gaia, no âmbito das celebrações, o trânsito será  interrompido ou condicionado o trânsito, a partir das 18h00, nos arruamentos de Cais do Cavaco/Avenida Mestre José Rodrigues, Rua Rei Ramiro, Rua General Torres, Rua do Choupelo e Rua Dr. António Granjo.

A Câmara Municipal do Porto alerta, porém, através da sua plataforma online, que estes horários poderão vir a sofrer algumas alterações, em conformidade com indicações das forças de segurança. Além disso, assegura que serão disponibilizados ecrãs dinâmicos de informação nas proximidades da ponte, de modo a permitir “um controlo e direcionamento mais apurados do público”.

No que concerne a transportes públicos, tanto a Metro do Porto como a STCP vão reforçar as operações com vista a garantir o acesso à baixa do Porto e às ribeiras.

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira