Do lado do Porto, também há "luz verde" para deixar que automóveis particulares e TVDE possam atravessar o tabuleiro inferior da D. Luís no período noturno, entre as 20h00 e as 06h00. Medida deve ser implementada em setembro.

Apesar das novas regras, a circulação de veículos ligeiros de passageiros continua a verificar-se no tabuleiro inferior da Ponte D. Luís. Foto: Miguel Marques Ribeiro

O Executivo da Câmara de Gaia aprovou, na reunião de segunda-feira, por unanimidade, a reabertura do tabuleiro inferior da Ponte D. Luís ao trânsito automóvel entre as 20h00 e as 06h00. A decisão terá de ser validada pela Assembleia Municipal, que reúne em setembro. 

A implementação da medida depende também do município do Porto. Ao que o JPN pôde apurar junto da assessoria de imprensa da autarquia, não está previsto que o assunto seja levado a votação do Executivo, o que não invalida que não venha a ser discutido em alguma reunião futura. “Tramitou pelos serviços em processo próprio e já mereceu validação do vereador Pedro Baganha”, que tem o pelouro do Urbanismo, esclarece a Câmara Municipal do Porto. 

Restará aos serviços dos dois municípios articularem-se para colocarem nova sinalização no terreno, em simultâneo, o que deverá acontecer em setembro

O tabuleiro inferior da ponte D. Luís reabriu em abril depois de ter sido sujeito a obras de remodelação. Reabriu com novas regras de circulação, proibindo o trânsito automóvel. Atualmente, só podem atravessar a ponte transportes públicos, táxis, veículos de emergência médica, velocípedes e peões, mas como verificaram os serviços da Câmara do Porto, que promoveram contagens reais no local, há centenas de infrações diárias.

Na Ponte D. Luís “não há controlo” sobre as novas regras e os carros continuam a circular

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, referiu na reunião de segunda-feira que os municípios querem dar um sinal de flexibilidade, com a permissão de circulação automóvel à noite. Mas não há a intenção de retroceder nas regras atuais, na circulação diurna.

“Não é viável voltar a ter a Rua do General Torres com fila até à Avenida da República e o transporte público a andar a passo de caracol”, referiu o autarca na reunião do Executivo, em declarações reproduzidas pelo “Jornal de Notícias”.

O socialista adiantou ainda, a propósito das infrações registadas, que os dois municípios estão a discutir a criação de “um sistema de fiscalização”