O Campeonato do Mundo de Futebol de 2030, ano em que se celebram os cem anos da competição, vai, ao que tudo indica, unir a Europa e o Norte de África, passando também pela América do Sul. A FIFA confirmou esta quarta-feira que a candidatura conjunta de Portugal, Espanha e Marrocos é a única que vai ser considerada.

O mítico Estádio Centenário, na capital do Uruguai, deverá receber o jogo inaugural do Mundial de 2030. Foto: Marcelo Campi/Wikimedia CommonsCC BY-SA 2.0 Deed

Portugal, Espanha e Marrocos vão, ao que tudo indica, organizar o Campeonato do Mundo de Futebol de 2030, uma competição de traços inéditos que vai começar na América do Sul.

“O Conselho da FIFA decidiu, por unanimidade, que a candidatura única será a de Marrocos, Portugal e Espanha, que acolherão o evento em 2030 e se qualificarão automaticamente a partir da atual atribuição de vagas, sob reserva da conclusão de um processo de candidatura bem sucedido conduzido pela FIFA e de uma decisão do Congresso da FIFA em 2024. “, informou o organismo em comunicado.

O Conselho da FIFA, que reuniu esta quarta-feira, tomou ainda outra decisão sem precedentes: “Em 2030, o Campeonato do Mundo da FIFA vai juntar seis países e três continentes”. Tratando-se da edição do centenário, o Conselho decidiu que os primeiros três jogos da prova vão ter lugar, respetivamente, no Uruguai, Argentina e Paraguai, numa alusão simbólica à primeira edição da competição – de 1930 -, que aconteceu no Uruguai.

“Estes países vão organizar um jogo cada. O primeiro destes três jogos será disputado, claro, no estádio onde tudo começou, em Montevideu, no mítico Estádio Centenário”, avançou o organismo que tutela o futebol mundial. É a primeira vez que o Campeonato do Mundo se vai realizar em três continentes.

Portugal, Espanha e Marrocos prometem “o melhor dossiê de candidatura”

Perante o anúncio da FIFA, que “abre as portas” à realização da prova em Marrocos, Portugal e Espanha, os três países congratularam-se com o anúncio e “assumem a exigência e a ambição de preparar o melhor dossier de candidatura alguma vez apresentado“, lê-se num comunicado conjunto divulgado esta tarde.

O anúncio oficial da candidatura vencedora pelo Congresso da FIFA está agendado para setembro de 2024

Foi o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, quem avançou a informação, através da sua conta na rede social X (antigo Twitter). “Acreditamos sempre! O Mundial 2030 arranca onde tudo começou. Uruguai, Paraguai e Argentina seriarão os jogos de abertura”, afirmou Domínguez na sua publicação.

 

Pelo caminho, já tinham ficado as candidaturas do Egito, Grécia e Uruguai e, mais tarde, do Reino Unido e da Irlanda. Quanto à candidatura sul-americana do Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai, vê-se preterida, mas com a compensação de acolher os encontros inaugurais da competição.

Recorde-se que a candidatura de Portugal e Espanha começou por envolver a Ucrânia. Contudo, o país de Leste, a braços com uma guerra, abandonou a iniciativa e, em março, Marrocos associou-se ao projeto, conectando os continentes europeu e africano, através do futebol.

Em 1930, foram apenas 13 as seleções em competição, mas em 2030 serão 48. Quanto ao próximo Mundial, em 2026, será organizado em conjunto pelo Canadá, Estados Unidos da América e México.

Editado por Filipa Silva