Foi com uma coleção que une a tradição à ousadia que se encerrou o segundo dia do Portugal Fashion. No último desfile do dia, a joalharia foi a protagonista. A marca "Gondomar Original Jewellery" apresentou uma coleção que uniu várias marcas afiliadas, numa homenagem ao ouro tradicional português.

Coleção Gondomar Original Jewllery. Foto: Bruna Pinheiro/JPN Foto: Bruna Pinheiro/JPN

O segundo dia do Portugal Fashion (PF) terminou com uma inovação. Pela primeira vez, os holofotes iluminaram, na passarelle, a joalharia de Gondomar. No âmbito do programa “Gondomar Original Jewellery”, seis marcas da cidade tiveram a oportunidade de mostrar as suas peças originais. 

Num desfile diferente daquilo a que o público está habituado, o centro da passerelle cobriu-se com três cubos de exposição. De forma a evidenciar as peças de joalharia, os modelos posaram em cima das plataformas.

Nuno Bandeira, da Claudiouro, uma das marcas envolvidas, descreveu a coleção apresentada como “tradicional, irreverente e especial”. As peças pretendem transmitir a portugalidade do ouro e “não deixar cair em desuso estes artigos”, referiu em declarações ao JPN.

O preservar de técnicas antigas, usadas pelas gerações passadas, aparece como outro dos objetivos da produção da coleção.

As peças são criadas manualmente em oficinas gondomarenses, sendo o ouro 800 tradicional português a chave deste trabalho. Sobre a escolha das peças – douradas, prateadas, e com um toque de cor -, a ideia é a de que “chamassem à atenção, que dessem nas vistas”, resumiu Nuno Bandeira. “Da nossa parte, foi trazer aquilo que é antigo, tradicional e feito de forma manual”, concluiu.

Ainda que com pouco tempo de preparação, o balanço feito por Nuno Bandeira foi “positivo”.

Promovido pela Câmara Municipal de Gondomar, o projeto “Gondomar Original Jewellery” junta empresas da área da joalharia e ourivesaria originárias da cidade, com um objetivo comum: evidenciar “a autenticidade e qualidade da ourivesaria de Gondomar”.

As marcas integradas no projeto têm um “selo” associado que lhes garante vantagens, em termos de promoção e divulgação, além da oportunidade de marcarem presença em feiras e eventos, como o Portugal Fashion, de acordo com o site oficial da iniciativa.

A filigrana de Gondomar foi recentemente inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Editado por Filipa Silva