O novo filme de Martin Scorsese chegou esta quinta-feira (19) aos cinemas portugueses. “Assassinos da Lua das Flores” é a nova aposta do cineasta, com Leonardo DiCaprio, Lily Gladstone e Robert DeNiro nos papéis principais.

“Assassinos da Lua das Flores”, novo filme de Martin Scorsese, é das maiores estreias do ano. Foto: Killer Of The Flower Moon/Rodrigo Prieto

Quando se fala de Martin Scorsese já se dispensam apresentações. O realizador norte-americano de 80 anos conta com uma filmografia invejável, que inclui autênticos marcos da Sétima Arte  como “Taxi Driver”, “Shutter Island” e “Tudo Bons Rapazes”.

Mesmo com uma idade avançada e com as mudanças que o mundo do cinema tem vindo a enfrentar, Scorsese não tem planos de pousar a claquete tão cedo. E ainda bem.

Depois de “O Irlandês”, lançado em 2019, pela Netflix, chegou aos cinemas esta quinta-feira (19)“Assassinos da Lua das Flores”, depois de cerca de sete anos em desenvolvimento.

Esta não é uma ideia original de Martin Scorsese, mas sim uma adaptação do livro de David Grann, com o mesmo nome. Foi apresentado no Festival de Cannes deste ano e teve direito a uma ovação de nove minutos, conquistando o coração dos críticos e cinéfilos. Mas o que nos conta este filme?

Leonardo DiCaprio retorna, pela sexta vez, ao papel de protagonista. Desta vez, encarna Ernest Burkhart, um ex-soldado que volta a casa após a guerra.

Ernest é um homem que tem o coração dominado pela ganância. O seu tio Hale (Robert DeNiro), apelidado como “Rei”, vê uma oportunidade de se aproveitar do sobrinho, disfarçando-se com uma falsa preocupação e bondade. O “Rei” apenas pretende aumentar a sua influência e riqueza através da exploração e assassinato dos membros remanescentes da tribo Osage, que habita a região, rica em petróleo.

As suas atenções estão especialmente voltadas para uma família Osage em particular, da qual Mollie, personagem de Lily Gladstone, faz parte. Ernest acaba por se aproximar de Mollie para se tornar seu marido e assim conseguir dominar a riqueza que a jovem índia tem em suas mãos. O que é certo é que Mollie e todos os Osage estão longe de ser ingénuos, mas as coisas começam a complicar-se assim que os lobos começam a cercar e a atacar.

Como é hábito de Martin Scorsese, este é um filme que leva tempo. São quase quatro horas de trama, com um ritmo lento, grandes diálogos e muitos personagens. São vários enredos, repletos de detalhes e camadas que se vão juntando e culminando numa experiência como poucas. Não é só um filme, é uma autêntica aula de História e, ao mesmo tempo, um ensaio cru sobre a ganância e mesquinhez do Homem.

Scorsese consegue criar uma longa-metragem que, em momento algum, nos faz sentir cansados ou enfadados. O filme muitas vezes evidencia o vasto conhecimento de realização do seu criador, tal como a sua experiência em cinema documental. Somos totalmente transportados para a Oklahoma do século XX, para uma terra em que o faroeste se começa a fundir com uma modernidade selvaticamente oportunista.

Lily Gladstone rouba as atenções durante as quase quatro horas de filme. Foto: Killers Of The Flower Moon/Rodrigo Prieto

Antes de irmos a alguns detalhes do filme, detemo-nos na escolha de elenco que tem de ser louvada. E não, desta vez o holofote não é de DiCaprio, nem sequer de DeNiro, por muito bons que estejam. Lily Gladstone é o diamante em bruto deste filme, o coração de toda a história. A atriz certamente estará na corrida aos Óscares de 2024 e é merecido que esteja.

As suas microexpressões, a presença e poder que emana em todas as cenas é estonteante. Desde o início, Mollie sabe que é um peão no jogo de alguém. Toda a simpatia que têm para consigo é forjada, todas as investidas são uma armadilha. A jovem apenas vai dançando entre os vários truques, sabendo que acabará por ficar presa pelo azar de ter algo que nunca pareceu ser realmente seu. A doçura e cautela iniciais acabam por evoluir para um estado de depressão, desconfiança e medo que tomam conta da personagem, assim que a sua família começa a ser caçada e varrida para debaixo do tapete.

DiCaprio surpreende uma vez mais. Este não é um papel ao nível de Rick Dalton (“Era uma vez… Em Hollywood”) nem de Jordan Belfort (“O Lobo de Wall Street”), mas continua a ser uma delícia. Ernest consegue ser a personificação total de um homem movido pela cobiça, habituado a seguir ordens e sem tempo para pensar pela sua própria cabeça. É um personagem que chega a enervar por não questionar o que lhe é dito nem ver o que tem à sua frente. Como é dito no início do filme, Ernest é um coiote. Espera pelo seu momento para atacar, pela calada e de forma cobarde. O próprio acha que é o maior dos predadores, quando não passa de um animal acossado e medroso.

Resta referir que DeNiro é a cereja no topo do bolo. O “Rei” ou Tio Hale tornou-se dos melhores antagonistas da filmografia de Scorsese. Por detrás de uma aparência carinhosa e carismática, esconde-se um abutre. Hale é meticuloso, calculista e influente. Tudo o que parece dar, toda a preocupação que finge ter com o povo Osage são artimanhas de um plano maior. Tudo lhe é descartável, excetuando a sua ganância e obsessão em obter controlo sobre os headrights (direito a propriedade) da família de Mollie. 

Todo o elenco restante é funcional e encaixa nas diferentes etapas da história. Arriscamos só a dizer que existem cenas em que, devido ao excesso de personagens, o espectador pode sentir-se um pouco confuso. É um filme que tem de ser visto com a máxima atenção e cada minuto é importante para a trama que se desenrola.

A cinematografia não desilude e a possibilidade de assistir ao filme em IMAX só contribui para um avolumar da imersão. É um western deslumbrante, com paisagens arenosas, cidades sujas de petróleo e fuligem, nasceres e pores do sol dourados. É uma América que começava a desaparecer, um conto de faroeste que foi sendo esquecido. Aqui e ali já se notam sinais de uma sociedade em mudança, com a modernização dos vestuários, o uso de automóveis e máquinas, a facilidade em captar momentos em fotografias.

Rodrigo Prieto, responsável pela fotografia do filme, consegue encapsular perfeitamente os últimos suspiros do velho oeste. Para além disso, o trabalho de guarda-roupa e de caracterização também é de prender o olhar. Várias vezes damos por nós fixados nas diferentes mantas que os Osage tão orgulhosamente vestiam.

Por último, a banda sonora do filme acaba também por contar a história. Muitas vezes se ouve música country e o início daquilo que seria mais tarde o folk americano. No entanto, são os tambores, as cordas, os instrumentos de sopro e os cantos indígenas que se destacam. Estes ritmos vão acompanhando toda a história e vão-se intensificando à medida que a tensão se acumula. Há sequências que quase nos fazem roer as unhas de nervosismo e há um sentimento de angústia do início ao fim do filme. Não há um único momento de tranquilidade e felicidade durante as três horas e meia de filme e a banda sonora relembra de que esta não é uma história leve.

É uma película que não é para o agrado de todos, pela sua duração e pela dureza da história. Chega quase a parecer um drama histórico, muito semelhante a “Oppenheimer”, que também estreou este ano. Para quem não está habituado ao estilo de Martin Scorsese e a um filme que se foca sobretudo nos diálogos e nas expressões dos atores, talvez custe um pouco a aguentar. Todavia, é uma ótima aula sobre o oportunismo que nos corre nas veias e sobre uma história que parece convenientemente esquecida no tempo. Também é de louvar o facto de Scorsese ter interligado temas como os assassinatos da população Osage, o nascer do Ku Klux Klan, do FBI e o infeliz Massacre Racial de Tulsa de 1921 num só enredo, sem perder o fio à meada.

É mais um filme acertado de um dos maiores nomes do cinema e que não tem hipóteses de passar despercebido na temporada de premiações que se avizinha. Com certeza mais um nome de peso num ano de muito bom cinema. 

Editado por Filipa Silva