A final da maior competição nacional de rap de improviso é já este sábado, 28 de outubro. O Red Bull FrancaMente leva ao Altice Arena 16 MC do norte e sul do país, para competir pelo título de melhor rapper de improviso. Saiba quem vai estar a lutar pelo título este ano.

JW venceu a edição de 2022. Foto: RedBull FrancaMente/D.R.

A etapa final da terceira edição do Red Bull FrancaMente vai ter lugar na Sala Tejo, do Altice Arena, este sábado (28), a partir das 22h00. A decisão de quem vai suceder ao MC JW vai caber aos jurados Eva RapDiva, ProfJam e Valete, que vão eliminar concorrentes ao longo de quatro fases.

O evento conta também com o rapper NTS como apresentador, ao som de DJ Kronic, e com o acompanhamento em direto no YouTube da competição. A emissão vai ser conduzida pelos casters MC Sir Scratch e pelo radialista Alexandre Guimarães.

Antes da final, 32 tentaram a sua sorte no Porto e em Lisboa

A competição teve várias eliminatórias até chegar aos 16 MC finalistas. Pela primeira vez, o Red Bull FrancaMente selecionou dois rappers “das ruas” para os qualifiers, através das batalhas de improviso que acontecem semanalmente. No Porto, o MC Rickas garantiu uma vaga no evento, que reuniu as batalhas Roda Universo, Batalha 4cinc00 e Batalha Jesuíta. Já em Lisboa, foi o MC Guigox que se apurou através do evento, em parceria com as batalhas FreePunch, Batalha da Tribo e Gigantes à Margem. Os restantes 15 rappers do Porto e 15 de Lisboa que competiram nos qualifiers foram selecionados a partir das tradicionais candidaturas enviadas para a competição.

O qualifier Porto do Red Bull FrancaMente aconteceu a 16 de setembro, e os júris DEAU, Keso e M7 escolheram Rickas, SP, Silva, XIII, Melro, Quinta, Flizzi e Dr. Caracas para competir na final. No qualifier de Lisboa, a 30 de setembro, foram os jurados Kappa Jota, Real Punch e Muleka que selecionaram Flays MC07, Guigox, 7AM, kd_oneseven, Leon 2745, Bolla San, Pestana e Ares MC para o confronto final. Os vencedores dos qualifiers do Porto e de Lisboa, Rickas e Flays MC07, garantiram também entrada direta na próxima edição do Red Bull FrancaMente.

O Red Bull FrancaMente é a maior competição portuguesa de hip hop de improviso, inspirada na original Red Bull Batalla. A primeira edição portuguesa aconteceu em 2021, e ano após ano tem tido mais visibilidade a nível nacional.

Para a organização do Red Bull FrancaMente “são poucos os palcos disponíveis para os jovens MCs darem a conhecer o seu trabalho”, pelo que a competição funciona como uma “plataforma de oportunidade para jovens MCs em ascensão em Portugal”, referem em comunicado.

Editado por Filipa Silva