Esta é a primeira vitória da equipa no apuramento para o EuroBasket2025. A seleção nacional de basquetebol resolveu o encontro nos últimos segundos.

Portugal vence Ucrânia na fase de qualificação para o EuroBasket 2025. Foto: Federação Portuguesa de Basquetebol

A seleção portuguesa de basquetebol venceu este domingo (25) a Ucrânia por 77-79, alcançando a primeira vitória da equipa no apuramento para o EuroBasket 2025. Depois do jogo disputado em Riga, na Letónia, a equipa lusa ocupa o terceiro lugar da classificação do grupo A.

A formação nacional mostrou-se inspirada nos lançamentos longos, sendo que chegou a ter cinco triplos convertidos num total de seis lançamentos, e foi para o intervalo na frente, com uma diferença de 15 pontos em relação ao adversário (32-47). Essa vantagem ficou comprometida na segunda parte, com a Ucrânia a reagir e a crescer no jogo. A seleção ucraniana conseguiu passar para a frente do marcador e, no terceiro tempo, o parcial era de 59-58.

Quando já se anunciava o prolongamento, nos últimos segundos, Portugal conseguiu fechar o encontro com o extremo luso-americano, de 30 anos, Travante Williams a concretizar um lançamento de dois pontos (77-79).

Num jogo em que a equipa das quinas liderou no capítulo dos roubos de bola (nove) e conseguiu um maior número de pontos a partir do banco (24), o destaque vai para o capitão da seleção nacional, Miguel Queiroz. O poste, de 32 anos, foi o melhor marcador português, com 21 pontos, seis ressaltos, uma assistência e um roubo de bola. Já Travante Williams obteve oito pontos, três ressaltos, cinco assistências e quatro roubos de bola. Diogo Ventura fez sete pontos e três assistências, Rafael Lisboa fez nove pontos, quatro ressaltos e quatro assistências e Diogo Gameiro conseguiu 12 pontos, três ressaltos e duas assistências.

https://www.youtube.com/watch?v=zhtfqSk3jYM

Vitória sobre a Ucrânia foi “um passo muito importante”

Jogámos muito bem na primeira parte, mas muitas vezes isto acontece no basquetebol. Os jogadores entram numa certa euforia, porque está tudo a correr bem e, depois disto, é difícil reagir. Também houve mérito da Ucrânia, porque eles lutaram, mostraram que são uma boa equipa. No final, houve uma ponta de sorte que na última quinta-feira não tivemos“, disse Mário Gomes, selecionador nacional, segundo o site da Federação Portuguesa de Basquetebol. Em relação ao próximo jogo diz não fazer “a mínima ideia do que se vai passar daqui a nove meses“, mas que o objetivo “é continuar a trabalhar com seriedade como até agora”.

“Até à relativamente pouco tempo, não conseguíamos discutir jogos com estas características contra equipas deste nível. Estamos a lutar de igual para igual, não estamos propriamente a jogar com equipas fracas”, rematou o selecionador.

Para Diogo Gameiro, de 28 anos, que joga na posição de Base, este “foi um jogo emotivo“: “Fizemos uma primeira parte incrível. Não começámos bem o terceiro tempo, mas mantivemo-nos unidos para alcançar este importante triunfo. Foi um passo muito importante para estar no EuroBasket. É esse o nosso objetivo, vamos continuar a lutar para termos todas as vitórias possíveis”, cita o site da federação.

No jogo da primeira jornada do Grupo A, que aconteceu na passada quinta-feira (22), a seleção de Portugal perdeu com Israel por 70-72. A seleção nacional tem uma vitória e uma derrota ao fim de duas jornadas, e mantém-se no terceiro lugar do Grupo A com três pontos. A liderar o grupo está a Eslovénia com quatro pontos, à qual se segue Israel, com os mesmos pontos que Portugal. Já a Ucrânia ocupa a última posição, com dois pontos.

O próximo jogo está marcado para 22 de novembro. Portugal vai receber a Eslovénia, que este domingo (25) bateu Israel por 88-79. Apenas os três primeiros classificados do grupo se qualificam para a fase final do EuroBasket2025, que acontece entre 25 de agosto e 14 de setembro de 2025, na Letónia, Chipre, Finlândia e Polónia.

Editado por Inês Pinto Pereira