O piloto natural de Almada aproveitou quedas dos adversários e cumpriu o objetivo de garantir o top 10. Martín é agora o líder do Mundial.

Jorge Martín (Prima Pramac) venceu, este domingo (24), o Grande Prémio de Portugal de Moto GP. O piloto espanhol é o novo líder do Campeonato do Mundo com 60 pontos, mais 18 que Brad Binder (Red Bull KTM). O português Miguel Oliveira (Trackhouse) aproveitou algumas quedas dos rivais nas últimas voltas e garantiu o nono lugar “em casa”.

O piloto natural de Almada alcançou o objetivo que tinha estipulado no dia anterior e ficou entre os dez primeiros classificados. O arranque foi bastante positivo e, logo na primeira volta, conseguiu subir da 15.ª para a 11.ª posição. À quarta volta, Miguel Oliveira ficou “sozinho” em pista depois de o seu colega de equipa, Raúl Fernández, ter caído e abandonado a corrida.

As últimas voltas certamente trouxeram entretenimento a quem se deslocou ao Autódromo Internacional do Algarve (AIA). A cinco voltas do fim, o português conseguiu subir ao nono lugar, mas a posição não viria a durar muito tempo. Na volta seguinte, o piloto cometeu um erro numa curva e deixou-se cair três lugares. Ainda assim, a história não estava totalmente contada.

A duas voltas do final, Marc Márquez (Gresini) e Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo) travavam uma luta pelo quinto lugar que acabou por ser intensa demais. Os dois pilotos chocaram entre si e acabaram a disputa no chão, com o italiano a abandonar mesmo a prova. Na última volta foi a vez de Maverick Viñales (Aprilia) sentir a gravilha. O piloto espanhol seguia no segundo lugar mas foi ultrapassado por Enea Bastianini (Ducati Lenovo) à entrada da derradeira volta e, instantes depois, cai de forma inesperada e é obrigado a abandonar também a corrida.

Miguel Oliveira aproveitou estes deslizes e terminou no nono lugar, a 23 segundos de Jorge Martín. O espanhol foi o primeiro a cruzar a bandeira axadrezada, erguida neste fim de semana por José Mourinho. O icónico treinador português está sem clube desde janeiro e deslocou-se ao AIA para ver o Grande Prémio de Portugal. Bastianini e Pedro Acosta (Red Bull GASGAS) fecharam o pódio.

Martín, Binder e Bastianini ocupam agora, respetivamente, as três primeiras posições do Mundial de Moto GP. Miguel Oliveira somou sete pontos “em casa” e subiu para a 14.ª posição.

A próxima deslocação dos pilotos é ao Texas, para disputarem o Grande Prémio das Américas que decorre entre os dias 12 e 14 de abril.

Editado por Filipa Silva