A resolução foi apresentada pelos dez Estados-membros eleitos do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas. O texto exige também a libertação "incondicional" de todos os reféns e a "garantia de acesso humanitário".

O Conselho de Segurança da ONU aprovou hoje pela primeira vez uma resolução de cessar-fogo em Gaza, durante o mês do Ramadão.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou pela primeira vez uma resolução de cessar-fogo em Gaza Foto: Wikimedia

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) aprovou esta segunda-feira (25) uma resolução que exige um cessar-fogo em Gaza durante o mês do Ramadão. Esta é a primeira vez que uma resolução que pede um cessar-fogo em Gaza é aprovada pelo órgão.

Foi aprovada pela primeira vez uma resolução de cessar-fogo “imediato” entre Israel e o grupo islamita Hamas, durante o mês do Ramadão.

O texto, apresentado pelos dez Estados-membros eleitos do Conselho de Segurança (Argélia, Equador, Guiana, Japão, Malta, Moçambique, Coreia do Sul, Serra Leoa, Eslovénia e Suíça), exige um cessar-fogo “duradouro e sustentável”, a “libertação imediata e incondicional de todos os reféns”, assim como a “garantia de acesso humanitário” para dar resposta às necessidades médicas.

Com 14 votos a favor e a abstenção dos Estados Unidos da América, a resolução foi aprovada depois de várias tentativas efetuadas para estabelecer um cessar-fogo entre Israel e o movimento palestiniano Hamas. A mais recente foi apresentada pelos Estados Unidos, na sexta-feira (22), mas acabou por ser vetada pela Rússia e pela China.

Esta resolução tem de ser aplicada. O fracasso seria imperdoável“, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, numa publicação partilhada na rede social X.

O Ramadão estende-se até 9 de abril, o que significa que o cessar-fogo deverá durar cerca de duas semanas.

Editado por Inês Pinto Pereira