Segundo a agência de notícias EFE, serão libertados, durante esse período, 40 reféns israelitas em troca de 404 prisioneiros palestinianos. O acordo deverá entrar em vigor a partir de sexta-feira.

gaza

As negociações continuam em curso na capital egípcia. Foto: Emad El Byed/Unsplash

Dois dias depois da retoma das negociações no Cairo, Israel e o Hamas chegaram a acordo “em pontos básicos” para uma trégua de 40 dias, segundo a agência de notícias espanhola EFE. Durante este período, vão ser libertados 40 reféns israelitas, incluindo mulheres, crianças e homens com mais de 60 anos, em troca de 404 prisioneiros palestinianos. O acordo deverá entrar em vigor a partir de sexta-feira, 8 de março, dois dias antes do início do Ramadão.

As negociações continuam em curso na capital egípcia, onde representantes do Egito, do Hamas, do Qatar e dos Estados Unidos se reúnem, desde domingo, para solucionar a paz em Gaza.

Na segunda-feira (4), a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, tinha apelado a um cessar-fogo “imediato”, pressionando as autoridades israelitas a permitir a entrada de mais ajuda humanitária. Harris acusou o Governo de Israel de não estar a fazer o suficiente para “aumentar de forma significativa o fluxo de ajuda.”

O ministro da Administração Interna israelita, Ben Gvir, criticou o pedido da vice-presidente norte-americana: “É hora de destruir o Hamas, Kamala“, escreveu no Twitter.

Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, já morreram 30.631 palestinianos desde o ataque de 7 de outubro. Nas últimas 24 horas, morreram mais 97 palestinianos e 123 ficaram feridos.

Editado por Inês Pinto Pereira