Os leões derrotaram a Fonte do Bastardo por 3-2. As águias venceram o PV Colégio Efanor com o mesmo resultado.

Viana do Castelo acolheu, este fim de semana, as finais da Taça de Portugal masculina e feminina de voleibol, em Viana do Castelo.

No quadro masculino, este domingo, o Sporting Clube de Portugal derrotou a Fonte do Bastardo por 3-2, pelos parciais de 25-16, 20-25, 25-22, 20-25 e 22-20, num jogo equilibrado que apenas ficou decidido na “negra”. Foi a quinta vez que os leões conquistaram a prova rainha e sucedem assim ao Sport Lisboa e Benfica como vencedores da competição que lhes fugia desde 2021.

Os eternos rivais defrontaram-se nas meias-finais, com a vitória a sorrir aos verde e brancos por 3-1. Já os açorianos da Fonte do Bastardo continuam a maré de azar na Taça de Portugal e, pelo terceiro ano consecutivo, perdem na final da prova e continuam à procura da primeira conquista desde 2013.

João Coelho, treinador dos leões acredita que, apesar da vitória, “não foi o melhor jogo” por parte da equipa. Ainda assim, realça a atitude e a dedicação dos verde e brancos perante o jogo complicado: “Tenho de dar os parabéns à equipa pela entrega. Não desistimos enquanto não levámos a taça para o museu. Num jogo nem sempre bem conseguido, ganhámos de forma brilhante“.

Na competição feminina, foi o SL Benfica a suceder ao Sporting como vencedor da competição. As encarnadas derrotaram o PV Colégio Efanor por 3-2, também na “negra”, com parciais de 25-22, 25-18, 21-25, 13-25 e 15-12, num jogo que começou no sábado e terminou já no domingo. Foi o terceiro triunfo das águias na prova, o primeiro desde 1974.

Rui Moreira, treinador do Benfica, afirmou que “foi um jogo difícil” e que o “PV Colégio Efanor é a equipa que joga melhor face às armas que tem”. Mesmo perante estas dificuldades, o Benfica conseguiu o troféu e não quer ficar por aqui esta época: “O Benfica é um clube vencedor e joga sempre para ganhar. Vencemos um troféu e esta época ainda temos outro para conquistar. Temos um projeto que, não tenho dúvidas, vai dominar o voleibol nacional“.

Editado por Filipa Silva