O escritor turco Orhan Pamuk cancelou a sua presença no festival por "motivos pessoais e incontornáveis". O Nobel da Literatura ia ser entrevistado no domingo por Maria João Costa.

Orhan Pamuk venceu o Prémio Nobel da Literatura em 2006. Foto: Orhan Pamuk/Facebook

A Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) anunciou esta sexta-feira (12) que a sessão agendada com o escritor turco Orhan Pamuk, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 2006, no âmbito da 18.ª edição do LeV – Literatura em Viagem, foi adiada. Estava agendada uma sessão para domingo (14), na qual o autor seria entrevistado por Maria João Costa.

“Lamentamos este adiamento que é alheio à vontade de todos e estamos a trabalhar para assegurar a presença do autor tão breve quanto possível para uma sessão memorável, em Matosinhos“, pode ler-se no comunicado divulgado na sua página online. A autarquia refere que o autor não vai marcar presença no festival por “motivos pessoais e incontornáveis“.

O LeV (Literatura em Viagem) começou na segunda (8) e é de entrada livre. Para domingo (14), dia em que termina o festival, estavam previstas duas entrevistas de vida realizadas por Maria João Costa. Dada a ausência do escritor turco no festival, apenas Miguel Esteves Cardoso vai ser entrevistado pelas 15h00, na Galeria Municipal de Matosinhos.

Ainda no domingo, é apresentada uma peça de teatro-dança no Teatro Municipal Constantino Nery pelas 19h00. “Acts of Cod” conta a história do bacalhau, desde a perspetiva do pescador à sociedade e ao próprio bacalhau.

Apesar da ausência do escritor turco, o festival de Literatura conta com um programa vasto. Esta sexta-feira (12), Valter Hugo Mãe vai ser entrevistado e, depois, vai haver um espetáculo de Afonso Cruz. No sábado (11), estão previstos lançamentos livros, leituras encenadas e debates sobre liberdade criativa.

Editado por Inês Pinto Pereira