O Festival Literatura em Viagem de Matosinhos arranca esta segunda-feira na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, às 18h30. Para a abertura dos sete dias de programação, a agenda anuncia a exposição “De casa para o mundo” e o lançamento do livro homónimo do projeto que juntou nomes conhecidos das artes visuais e da literatura contemporânea portuguesa.

O cartaz divulga uma semana repleta de conteúdo, com entrevistas, concertos e diálogos, num programa que inclui convidados nacionais e internacionais.

Uma das novidades desta edição é a adoção do regime misto. A escolha entre assistir em modelo presencial ou online fica a cargo do espectador, pois o evento oferece sessões que vão adotar os dois moldes em simultâneo, ao contrário do ano passado, quando a viagem literária só pôde ser realizada à distância.

É possível acompanhar em direto oito das sessões do programa, através da página oficial da Câmara Municipal de Matosinhos, no Facebook.

A vertente presencial da 15.ª edição do festival decorre sobretudo no Teatro Municipal Constantino Nery, no entanto, também serão realizadas duas sessões na Junta de Freguesia de Lavra e uma sessão na Real Vinícola, também em Matosinhos.

Cinco das sessões online, para além de servirem quem não se pode deslocar até Matosinhos, também vão garantir um intercâmbio de idiomas, com duas entrevistas em inglês e uma discussão em espanhol.

Apesar de começar esta segunda-feira, a sessão de abertura do festival, com a presença de Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos, realiza-se no sábado (15). A participação da autarca pode ser acompanhada presencialmente ou online.

A Junta da Freguesia de Lavra é o palco de encerramento da Literatura em Viagem de 2021, através do concerto do Quarteto de Cordas de Matosinhos, no domingo (16), às 18h00, que acontece em formato presencial. O último dia será marcado por uma homenagem ao escritor e historiador português Edgar Rodrigues, radicado no Brasil.

Programação da 15.ª edição do Festival Literatura em Viagem de Matosinhos. Foto: Câmara Municipal de Matosinhos.

Artigo editado por João Malheiro