Plano Nacional do Cinema tem um espaço digital. No dia 29 de abril, foi apresentado o site oficial do projeto.

O evento contou com a presença dos representantes da Cinemateca, Instituto de Cinema e Audiovisual (ICA), Direção-Geral da Educação (DGE), o secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, e o secretário de Estado adjunto e da Educação, João Costa. O projeto atualiza-se, assim, com o anúncio de três elementos principais: o site ativo em https://pnc.gov.pt/, a nova Plataforma de Filmes do PNC e uma coleção de dossiês pedagógicos.

As novas ferramentas implementadas cruzam-se com o Plano de Digitalização nas Escolas anunciado pelo Governo no último ano e garante o acesso gratuito de professores de escolas inscritas a 50 filmes, entre eles portugueses e estrangeiros, de distintas épocas do cinema.

O plano, lançado em 2013, ganha novos recursos que destacam a sua natureza pedagógica. O conjunto de recursos apresentados visa a garantir o  acesso de crianças e jovens a conteúdo cinematográfico, como João Costa, secretário de Estado adjunto e da Educação, refere: “Não há uma educação plena das crianças e jovens que passam pela escola, se essa não integrar uma dimensão artística forte”.

Os dados apresentados durante a sessão de apresentação destacam o desenvolvimento do plano, com uma adesão atual de 275 escolas, um alcance de 57 mil alunos e cerca de 2.300 professores. O ano letivo de 2019/2020 contou com mais de 60 mil alunos a participar nas atividades do Plano Nacional de Cinema.

Segundo Nuno Artur Silva, “aquilo que o Ministério da Cultura e a politica cultural do Governo deve fazer é sempre essa essência democrática que é a promoção da diversidade cultural e também da diversidade do cinema”.

Artigo editado por João Malheiro