Foi em agosto de 2019 que o Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) encerrou parcialmente as suas portas para reformulação e manutenção.  Depois de estar fechado, também devido às medidas de confinamento decretadas pelo governo, o museu reabre portas no próximo dia 15 de maio, uma data simbólica em que se assinala a Noite Europeia dos Museus e que servirá “para aproximar os públicos do Museu num momento de reabertura dos espaços culturais ainda em contexto pandémico”, lê-se no comunicado da organização.

No primeiro dia de reabertura, as portas abrem às 18h00 e encerram às 22h30. A partir do dia 16 de maio, o museu passa a abrir de terça-feira a domingo das 10h00 às 18h00.

A instituição vai apresentar três exposições novas temporárias a partir de 15 de maio: “A Índia em Portugal – um tempo de confluências artísticas”até ao dia 30 de junho, “José Régio [Re]Visitações à Torre de Marfim”até ao dia 1 de agosto e “Depositorium… 1″, exposta até ao dia 31 de agosto. Para o dia de reabertura do espaço, está também preparado um concerto da Saxofone EnsembleVento do Norte, às 20h00.

António Ponte, diretor do MNSR, em declarações à Lusa, adiantou que esta semana vão-se realizar sessões de discussão com alunos das mais variadas áreas da Universidade do Porto, “na perspetiva de ter uma perceção de como é que as camadas mais jovens percebem um museu desta tipologia, como é que estes museus se podem constituir como algo de interessante para as novas gerações”.

O novo programa das exposições do museus passa da exposição permanente para “exposição de longa duração” e tem como objetivo “reforçar o acesso dos visitantes ao único museu nacional na região do Norte, na ótica da democracia cultural, e introduzir um novo elã no circuito expositivo, mais contemporâneo e dinâmico”, afirmou António Ponte à Lusa. O diretor do espaço realça que o novo programa de exposições temporárias cria “mais atrativos de visitação ao museu”.

António Ponte explicou à Lusa que o comissário do Plano Nacional das artes (PNA), Paulo Pires do Vale,  “será consultor do museu na definição da exposição permanente”. Salientou ainda que a própria equipa do PNA “estará muito próxima de todo o trabalho que vai ser feito na definição das estratégias, dos conceitos expositivos e dos modelos de comunicação”.

O Museu Nacional Soares dos Reis foi fundado em 1833, sob a égide de D. Pedro IV, e é o primeiro museu público de arte de Portugal. Na altura o museu tinha a designação de Museu Portuense de Pinturas e Estampas e destinava-se a recolher os bens confiscados a conventos abandonados e extintos.

Em 1911, no seguimento das reformas institucionais da República, é renomeado Museu Soares dos Reis, evocativo do primeiro pensionista do Estado em escultura pela Academia Portuense de Belas Artes: António Soares dos Reis. Na senda das comemorações do centenário, em 1932, adquire o estatuto de Museu Nacional.

Artigo editado por João Malheiro