Esta quinta-feira (18) celebra-se o Dia Internacional dos Museus. Nesse sentido, várias entidades portuenses abraçaram a data com um programa cultural que se prolonga, em algumas instituições, até domingo (21). O tema deste ano, estabelecido pelo International Council of Museus (ICOM, em português Conselho Internacional dos Museus), é “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”.

No Porto, um pouco por toda cidade, há inúmeras iniciativas a decorrer, tanto para miúdos como graúdos. Aliás, o Museu e as Bibliotecas do Porto vão promover, até domingo (21), mais de 50 atividades numa programação especial que inclui visitas guiadas, conversas, inaugurações, percursos e oficinas para os mais novos. Do Museu Guerra Junqueiro ao Museu do Romântico, passando pela Casa Marta Ortigão Sampaio, pela Casa do Infante, Palacete dos Viscondes de Balsemão ou ainda pelo Reservatório – Parque da Pasteleira, há propostas para todos os dias, de quinta-feira a domingo. A programação completa está disponível na íntegra no site da entidade.

Além da programação municipal, o JPN reúne mais quatro propostas para celebrar a data.

Museu de Arte Contemporânea Serralves

Na quinta-feira (18), Serralves vai promover duas atividades relacionadas com a exposição “In my own language I am independente”, de Carla Filipe, cujo trabalho consiste na exploração do ponto onde ativismo, cultura popular a próprio conceito de arte se cruzam. O acesso é gratuito, mediante levantamento do bilhete no próprio dia.

 

Programa Serralves

 

15h00: Exposição “In my own language I am independente”, da artista Carla Filipe.

18h00: Conversa “Ordem de assalto: Conversar o impossível”.

 

A artista, cujo percurso artístico marcou a cidade do Porto nos primeiros anos de 2000, vai orientar uma visita, agendada para as 15h00, à exposição, que reúne obras produzidas ao longo de cerca de duas décadas. Aqui, junta livros, edições de artistas, maquetas de livros e múltiplos convites e posters, fazendo um balanço entre passado e atualidade.

Às 18h00, para rematar, vai decorrer uma conversa, moderada por Inês Pina, coordenadora do Serviço Educativo Artes de Serralves, que junta Filipe Duarte, gestor da Coleção de Serralves e Joana Correia, conservadora-restauradora, a Carla Filipe para falar sobre as problemáticas da conservação da arte contemporânea.

Centro Português de Fotografia (CPF) 

Também o Centro Português de Fotografia se junta às comemorações com uma performance especial, de meia hora, agendada para esta quinta-feira (18). Intitulado de “Lázaro”, consiste num trabalho visual com sonoplastia sobre as mudanças sentidas no Porto, interpretado por Bruno Silva e David Silva. É possível assistir de manhã, entre as 11h00 e as 11h30, ou à tarde, entre as 17h00 e as 17h30.

Os dois artistas recolheram entrevistas, imagens, sons e objetos no Jardim de São Lázaro durante um ano. Segundo a página do evento, “Lázaro” mostra “a importância de locais de contemplação, que possibilitam atividades fora do âmbito do consumo e produção”.

A entrada é livre estando, porém, limitada à lotação da sala. O CPF recomenda inscrição prévia para uma melhor gestão das participações, através de um formulário ou para o email [email protected].

Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR)

O Museu Nacional Soares dos Reis estende as celebrações de quinta-feira (18) até sábado (20). Ao longo dos vários dias são concedidas visitas guiadas gratuitas a inúmeras exposições, sujeitas a inscrição, com a duração de uma hora, somando-se ainda vasto leque de atividades especiais.

 

Programa MNSR

18 de maio

10h30: Oficina “Trilhos da natureza” (exclusiva às escolas).

11h00: Exposição “O Oriente nas coleções dos Museus”.

15h00: Exposição “O que há de novo nas galerias de pintura do Museu?”.

19h00: Concerto, quarteto feminino ADLIB STRINGS.

 

19 de maio

10h30: Oficina “Bichos é comigo” (para um público juvenil).

11h00: Exposição “As artes decorativas e as artes plásticas anteriores ao romantismo”.

15h00: Exposição “Salvador Barata Feyo e os modernistas no Museu”.

15h00: Oficina “No jardim das camélias”

18h00: Exposição “Soares dos Reis e a escultura nos novos espaços do Museu”.

19h00: Exposição “A Mitra do Porto na nova museografia do Museu”.

 

20 de maio

15h00: Oficina “É preciso ter lata! Picnic no Jardim”.

15h00 ou 21h30: Visita de 1h à exposição temporária “Vida e segredo Aurélia de Souza, 1866 – 1922″.

18h00: Performance de Tânia Dinis.

 

O programa arranca, no dia 18, com uma das várias iniciativas dedicadas aos mais novos – nomeadamente uma oficina para as escolas, liderada por Adelaide Carvalho e Jorge Coutinho, que junta a observação da natureza e a cerâmica. No final do dia, o quarteto de cordas ADLIB STRINGS sobe a palco com repertório inspirado em bandas pop-rock portuguesas.

Já no dia 19 há mais duas oficinas dedicadas ao público juvenil. Na das 10h30, “Bichos é comigo”, será feita a análise da obra “Seara”, de Silva Porto, e uma oficina de ilustração. A das 15h00, “No jardim das camélias”, conta com uma exploração no jardim do museu com foco nas camélias, seguida de uma oficina de Scrapbooking.

O último dia de comemorações começa com a oficina “É preciso ter lata! Picnic no Jardim”, destinada a interessados de todas as idades. Cada participante leva uma lancheira e, em conjunto, exploram o seu conteúdo. O objetivo, de acordo com o mote da celebração deste ano, é descobrir o que é possível fazer com as sobras e resíduos. Para finalizar o dia, Tânia Dinis vai fazer uma performance inspirada na exposição temporária “Vida e Segredo Aurélia de Souza 1866-1922”.

O concerto e a performance são de entrada livre, sujeita à capacidade da sala. Todas as oficinas são gratuitas, mediante a inscrição pelo email [email protected]. A programa do Museu Soares dos Reis pode ser consultado na sua totalidade nesta página.

Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto

Este ano, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) volta a associar-se ao programa de comemorações deste dia. Assim, no sábado, dia 20 de maio, todos os polos da instituição, incluindo a Galeria da Biodiversidade, estão abertos a visita livre, gratuitamente.  É ainda possível participar no tradicional “Museus Paper”, cujo objetivo é colecionar visitas aos vários museus da cidade.

A origem do Dia Internacional dos Museus remete para 1951, quando o ICOM reuniu a comunidade internacional dos museus num evento a que chamou Crusade for Museums (Cruzadas para os Museus, em português), com o tema “Museus e Educação”. A ideia de celebrar os museus anualmente surgiu nessa reunião – tornando-se uma realidade oficial a partir de 1977, com a data 18 de maio.

A ICOM conta, no seu site, que o objetivo é passar mensagem que “os museus são meios importantes de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de compreensão, cooperação e paz mútua, entre as pessoas”.

Conheça o programa completo para o Dia Internacional dos Museus 2023 na cidade do Porto aqui.

(Artigo atualizado às 17h06 do dia 18 de maio de 2023)

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira