A 4.º edição do Festival de Literatura “Escritaria”, que vai decorrer em Penafiel nos dias 15 e 16 de Outubro vai ser falada em português com sotaque africano.

Mia Couto é o autor em destaque, homenageado em conferências, tertúlias de discussão literária e encenação de textos. O ponto alto do festival será, por isso mesmo, a conferência com o escritor e biólogo moçambicano. As ruas de Penafiel serão decoradas com post-its com frases do autor e até as montras das lojas estão recheadas de excertos da sua obra.

Mais um prémio para Mia Couto

O escritor Mia Couto foi distinguido com o Prémio Eduardo Lourenço deste ano, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos. Esta é a primeira vez que este é oferecido a alguém fora do âmbito ibérico. O galardão serve para premiar personalidades ou organizações que contribuam para a disseminação da cultura peninsular.

No entanto, o escritor moçambicano não será o único grande nome da lusofonia a estar presente em Penafiel. O artista plástico moçambicano Roberto Chichorro, o escritor angolano José Eduardo Agualusa e a professora universitária são tomense Inocência Mata, por exemplo, vão estar presentes para discutir a cultura lusófona.

Os nomes distintos das outras edições serão recordados. No dia 15 será lançada a biografia “Agustina Bessa Luís, Vida e Obra”, de Mónica Baldaque, filha da escritora. Urbano Tavares Rodrigues e José Saramago vão ser, também, honrados através da leitura de textos sobre as suas obras.

Para além de literatura, também a gastronomia, o artesanato e a música estão presentes. Espectáculos de Rua e “Tasquinhas” com artes e sabores moçambicanos vão animar as artérias da cidade e a exibição de documentários irá servir para apresentar a cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Notícia atualizada às 10h39 de 12 de outubro de 2011.