A Universidade de Aveiro (UA) anunciou esta terça-feira (9) a realização de testes de rastreio à Covid-19 a todos os membros da sua comunidade académica.

O Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, referiu, numa nota endereçada aos membros da academia, que “numa primeira fase serão testados todos os membros da comunidade académica que estão presentes nos campi, bem como, todos os estudantes Erasmus que chegarem à UA nos próximos dias”.

O responsável pela Universidade de Aveiro ainda acrescenta que quando for retomaada “a componente presencial”, a testagem passará para uma segunda fase, que incluirá os restantes membros da comunidade académica.

Paulo Jorge Ferreira refere que o processo de testagem realiza-se em parceria com o Instituto de Biomedicina (iBiMED) e o seu início será feito de uma forma gradual, estando disponível de forma gratuita e com uma continuidade adequada ao contexto pandémico.

A nota deixada à comunidade académica de Aveiro adianta ainda que indicações mais específicas sobre este processo de testagem serão divulgadas em breve.

Relativamente à Universidade do Porto, fonte da reitoria avançou que em relação aos testes a toda a comunidade académica, a universidade “está à espera de uma definição do plano de testagem para os estabelecimentos de ensino”, para a partir daí “acomodar” as suas próprias medidas, “se for caso disso, ou acomodar as medidas que o próprio governo pode impor”.

A mesma fonte revela ainda que a Universidade do Porto encontra-se a aguardar pelo plano de desconfinamento determinado pelo Governo para “analisar quais serão os períodos e as atividades permitidas para o regresso à atividade presencial”.

Artigo editado por Filipa Silva