Maio é mês de Rally de Portugal. Faltam 57 dias para o tradicional regresso do WRC a terras portuguesas, tratando-se da 4.ª etapa da principal prova de carros de Rally a nível mundial. A corrida decorre nos dias 20, 21, 22 e 23 de maio, percorrendo um total de 346,26 quilómetros.

O “Autosport” dá conta de que a deslocação da Power Stage para a Foz do Douro está relacionada com “as obras da Metro do Porto na linha amarela”, pelo que o percurso da Super Especial com partida no Cais de Gaia e final junto ao edifício da Câmara Municipal de 2019 seria impossível de concretizar.

A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia e a prova regressa este ano também ao centro do país. Lousã, Arganil e Góis vão receber duas etapas e Mortágua uma. Lousada será palco da primeira Super Especial.

No norte do país, os concorrentes enfrentam o dia mais longo: São 165,16 quilómetros divididos por sete especiais, incluindo uma Super Especial de 3,30 quilómetros traçada na Foz do Douro, com os participantes a partirem aos pares. As restantes são desenhadas entre Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante.

O Rally termina com os últimos cinco troços entre Felgueiras e Montim e a Power Stage de Fafe.

O Rally de Portugal é um evento que, por norma, atrai todas as atenções no Porto. Por força da pandemia, a presença de adeptos na Foz vai ser forçosamente diminuída ou mesmo suspensa. Neste momento, não há comunicados nem pareceres oficiais da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), do Automóvel Clube de Portugal (ACP) – grupo que organiza o evento -, da Câmara Municipal do Porto ou da Direção-Geral da Saúde.

Artigo editado por João Malheiro