O ministro do Trabalho e Solidariedade Social, Vieira da Silva, no âmbito da iniciativa “Novas Oportunidades”, entregou, esta sexta-feira, 596 certificados com equivalência ao 9º e 12º ano de escolaridade, no CACE Cultural do Porto.

“Estes actos não são meros actos formais, são momentos de reconhecimento do trabalho, do esforço da vontade daqueles que quiseram chegar a este momento”, afirmou o ministro, na sessão de entrega dos certificados.

Vieira da Silva felicitou todos os membros que receberam os certificados. “Os vossos cursos de educação e formação, não tenham nenhuma dúvida, valem tanto ou mais que qualquer outro curso, e isso ninguém nunca vos vai tirar”, assegurou. Lançou ainda um apelo: “este esforço não acaba no certificado, continua na vida, não fiquem por aqui, vão mais longe”.

Mais de 400 mil pessoas já recorreram na região Norte ao programa “Novas Oportunidades”. O delegado regional do Norte do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Avelino Leite, acredita que a iniciativa é uma mais-valia não só para quem é certificado como para as empresas. “Estou convencido que, juntando a parte escolar à profissional, que estas pessoas já trazem, as empresas privilegiam muito mais este tipo de pessoas. A empregabilidade delas, com este elevar de qualificação escolar, é muito mais fácil”, sublinhou.

2 milhões e 600 mil sem 9º ano

O Centro de Formação do Porto entregou 190 certificados, enquanto o Centro Profissional do Porto, para o sector terciário passou 137 diplomas e o Centro de Formação Profissional da Industria Electrónica (CINEL) entregou 29 certificados, perfazendo um total de 346 diplomas com equivalência ao 9º ano.Quanto aos cursos de aprendizagem com equivalência ao 12º ano foram entregues 240 certificados, num total de 27 cursos leccionados.

Em Portugal actualmente, 2 milhões e 600 mil pessoas activas não têm o 9º ano de escolaridade. Na faixa entre os 18 e os 24 anos, estão a trabalhar sem ter concluído o 12º ano 485 mil jovens. Entre estes, 265 mil não concluíram sequer o 9º ano de escolaridade. Desde 2000 até hoje, a população empregada pelo menos com o 12º ano aumentou em cerca de 400 mil pessoas.