O Infovini, portal de vinhos portugueses, lançou uma série de aplicações para telemóvel destinadas a ajudar os apreciadores de vinho.

Trata-se da transposição para o telemóvel de três secções do portal desenvolvido pelo Instituto da Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI) da Universidade do Porto: “Rotas Do Vinho”, “Uma Ocasião, Um Vinho” e “Pesquisa de Vinhos”.

A aplicação “Rotas Do Vinho” permite ao utilizador, através de mapas baseados na informação do Google Maps e com dados do Instituto de Vinhas & Vinho, definir um percurso ideal por uma região vinhateira portuguesa à escolha. A representante da Infovini, Ana Sofia Marques, realça que esta é uma iniciativa “inédita, tal como foi no portal, uma vez que todas as outras informações online não abrangem todas as regiões”.

“Uma Ocasião, Um Vinho” pretende ajudar o utilizador a escolher a bebida certa para cada situação. O motor de busca recomenda três vinhos, de acordo com alguns critérios: o momento em que se vai saborear o vinho, o tipo de comida e a respectiva confecção do prato.

A “Pesquisa de Vinhos” oferece ao utilizador a possibilidade de pesquisar por um vinho na base de dados do portal, acedendo assim a informações básicas sobre o mesmo, como a região, a colheita e a designação oficial.

A iniciativa, diz Ana Sofia Marques, surgiu porque notaram “uma certa lacuna na área de aplicações móveis para o vinho”. A representante nota que a aplicação foi feita “com o intuito de utilizar um mínimo de Internet possível”, de forma a que, após descarregar as aplicações, o utilizador possa aceder a uma grande parte dos conteúdos offline.

Ainda segundo a mesma, as aplicações deverão funcionar para “qualquer telemóvel com tecnologia java“.