O Presidente da República acredita que “muitos dos problemas” ligados ao actual contexto económico nacional e mundial “trazem consigo novas oportunidades em matéria de investigação e inovação” para as empresas portuguesas.

“Sei que as dificuldades e os factores de incerteza que rodeiam a presente fase do desenvolvimento da nossa economia podem levar a algum desânimo, mas é importante que se reconheça que há soluções e que essas soluções estão ao nosso alcance”, declarou Cavaco Silva, no encerramento do 5º Encontro Nacional de Inovação COTEC, no Porto, onde foram entregues os prémios Produto Inovação COTEC-UNICER.

Perante uma plateia de empresários e gestores, Cavaco apelou à classe empresarial a “conhecer mais de perto o dinamismo” das instituições científicas portuguesas, cada vez mais internacionalizadas e abertas ao mercado, tal como ele próprio fez no Roteiro pela Ciência. É que, constatou, “o desempenho da inovação empresarial continua a situar-se bastante aquém da média europeia”, o que “contrasta, de resto, com o progresso do investimento público em actividades de investigação”.

A aproximação entre os tecidos empresarial e científico já gerou “tecnologias portuguesas que hoje são referências mundiais de valor incontestável e, não menos importante, a criação de relações estáveis e profícuas” entre ambas as partes. “Parece, por isso, paradoxal que, apesar dos exemplos positivos, a cooperação (…) se tenha mantido, no geral, em níveis limitados”, observou.

Cavaco Silva apelou ainda às grandes empresas envolvidas em processos de internacionalização a “facilitar o caminho aos jovens empreendedores, tal como acontece noutras economias europeias”.

Nokia Siemens e Galp distinguidas

O Prémio Produto Inovação COTEC-UNICER foi entregue, em ex aequo, à Nokia Siemens Networks pelo Optical Channel Unit, o primeiro transponder (dispositivo responsável pela ligação entre redes metropolitanas e nacionais), e à Galp, pela garrafa de gás Pluma, que aposta na leveza e no design e é inteiramente reciclável.

Exemplos na diáspora

Foram ainda anunciados os vencedores do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa. Carlos De Mattos, fundador da CDM Interactive, empresa de equipamento para cinema sediada em Hollywood, e Fernando Ferreira, proprietário da maior empresa de cofragem da Austrália, a Wideform, serão agraciados com o prémio, que será entregue a 9 de Junho.

O Optical Channel Unit permite transmitir sinais por fibra óptica sem regeneração a uma distância de 2 mil quilómetros. Já a Pluma destaca-se por ter introduzido uma forte carga de design num mercado conservador e por ter envolvido vários parcerios empresariais e científicos.

Dos 33 produtos apreciados pelo júri, foram ainda distinguidos com menções honrosas a ISA (spin-off da Universidade de Coimbra), líder mundial em telemetria de GPL, e ao RAID, da WeDo Consulting.