Doze investigadores russos presos pelo gelo na base Pólo Norte-32, no mar da Gronelândia, esperam o resgate aéreo nas próximas 48 horas.

Dois dias depois de duas placas de gelo terem engolido quatro das seis infra-estruturas da Base Polo Norte-32, os 12 investigadores russos aguardam o resgate por helicóptero. Nenhum dos cientistas ficou magoado, quando parte da base se afundou, mas perderam grande parte do equipamento e mantimentos.

O momento do salvamento está dependente das condições climatéricas. Espera-se que ainda hoje o helicóptero deixe o porto russo de Arkhangelsk em direção à base. Entretanto, os cientistas abrigaram-se nos dois edificios “sobreviventes”.

O chefe da base, Vladimir Koshelyev disse à televisão russa NTV que apesar do perigo, os cientistas estavam optimistas.
Ontem, meteorologistas russos asseguraram que os investigadores tinham mantimentos suficientes para cinco dias.

Fortes ventos ameaçam boicotar a operação de resgate e a previsão meteorológica é de que o tempo irá piorar durante o fim de semana.O acidente de quarta feira destruiu 90% da base em meia hora. As placas de gelo ergueram-se a uma altura de dez metros e engoliram a construção.

A base foi montada há 10 meses, em placas de gelo flutuantes, para estudar mudanças climáticas e aceder a reservas minerais.
A base encontra-se actualmente a 700 quilómetros noroeste da ilha norueguesa de Spitzbergen e marca o regresso da Rússia à investigação polar depois de uma ausência de 12 anos.