O Presidente da República (PR), Jorge Sampaio, começa hoje o primeiro de cinco dias de uma Presidência Aberta sobre educação. Seis anos depois de uma Presidência Aberta sobre o mesmo tema, o PR decide colocar na ordem do dia os problemas e as soluções para o ensino público em Portugal.

Já no seu discurso dos 30 anos do 25 de Abril, na Assembleia da República, Jorge Sampaio havia evidenciado o ensino como “uma causa nacional”. O abandono escolar e a necessidade de uma formação contínua e coadonada com as exigências do mercado de trabalho são algumas das preocupações do PR.

Jorge Sampaio vai estar hoje em diversas escolas do 1º, 2º e 3º ciclos na Amadora, bem como no Pavilhão do Conhecimento (Parque das Nações). O tema do dia é “A integração social e educativa”. Amanhã, o PR andará por Idanha-a-Nova e Castelo Branco para discutir o “Prolongamento da escolaridade obrigatória e a prevenção dos abandonos”. Paços de Brandão e São João da Madeira receberão a visita presidencial na quinta-feira e o dia será reservado para debater a “Educação ao longo da vida”.

Jorge Sampaio estará na cidade do Porto sexta e sábado para falar de “Qualidade do ensino” e “Qualificação da escola pública” esta última na Fundação Serralves.

Liliana Filipa Silva