A Cimeira Internacional sobre Segurança, Terrorismo e Democracia começou na passada terça-feira e visa encontrar conclusões que vão fazer parte da agenda de Madrid. O Clube de Madrid, presidido por Fernando Henrique Cardoso, é o principal organizador.

A reunião de Madrid reúne, além de peritos em terrorismo, governantes de vários países. Portugal está representado pelo Presidente da República, Jorge Sampaio e por dois antigos primeiros-ministros, Aníbal Cavaco Silva e António Guterres, todos membros do Clube de Madrid. O especialista português Antero Lopes faz parte do painel de intervenientes.

A discussão sobre a luta contra o terrorismo ocorre em quatro áreas distintas: causas e factores do fenómeno, competência dos Estados na luta contra o terrorismo, definição de uma resposta democrática e compromisso com a sociedade civil. O ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso não acredita que se possa resolver o “problema do terrorismo sem erradicar a pobreza”.

O secretário-geral da ONU participa hoje na conferência. Também o Rei Juan Carlos e a Rainha Sofia vão estar hoje presentes. São aguardados os discursos de alguns líderes mundiais, como o presidente da Liga Árabe, Amr Mussa, e o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

Questão iraquiana

O conflito no Iraque tem sido um tema recorrente, levando o presidente do Clube de Madrid a questionar as pretensões norte-americanas. “Como é possível que um dirigente mundial arvore a bandeira da liberdade e da democracia e, ao mesmo tempo, adopte uma política que enfraquece as Nações Unidas?”.
A participação norte-americana resume-se ao secretário da Justiça, Alberto Gonzalez.

O debate que decorre até hoje em Madrid presta também homenagem às vítimas do atentado de 11 de Março que há um ano matou 192 pessoas e fez mais de 1500 feridos.

Clube de Madrid

Fernando Henrique Cardoso é o actual presidente do Clube de Madrid. Criado para promover o desenvolvimento sustentado e o debate entre líderes internacionais, o Clube de Madrid reúne 44 antigos chefes de estado e de governo.

Sofia Pissarro