A Federação Internacional da Indústria Discográfica (IFPI) revelou ontem, terça-feira, que vai iniciar 963 processos judiciais em 11 países diferentes na Europa e na Ásia. Em mira estão os utilizadores da Internet que partilham ilegalmente ficheiros de música.
Actualmente os principais programas de “download” de ficheiros mp3 são o Kazaa, o eMule e o Soulseek. Os mais de 900 processos judiciais incidem sobre utilizadores desses programas.

No Japão as perdas da indústria discográfica foram na ordem dos 30%, o que fez com que este país fosse o primeiro na Ásia a ser investigado. Na Europa os processos atingiram sobretudo utilizadores do sexo masculino com idades compreendidas entre os 25 e os 35 anos.

A partilha de ficheiros de música na Internet é um fenómeno à escala global que as autoridades querem ver diminuído. Os resultados até à data não têm sido muito animadores.

No entanto, as vendas de CD na América aumentaram o ano passado, depois de cinco anos em queda. Em 2004, o aumento da venda de CD e produtos relacionados foi de 2% (815 milhões de unidades).

Pedro Gonzaga Nolasco