Anfield Road dará hoje a conhecer o primeiro finalista desta ano da Liga dos Campeões. Já com as faixas de campeão inglês, os jogadores do Chelsea terão que “descer à Terra” por momentos e concentrar-se no confronto com o Liverpool. Depois de em casa não terem conseguido ir além de um 0-0, os “blues” tentarão marcar pelo menos um golo, de forma a chegar pela primeira vez à final da mais importante prova europeia de clubes. Por seu lado, o Liverpool tenta o regresso 20 anos após a trágica final de Heysel Park, perdida frente à Juventus.

Para este quinto encontro da época entre as duas formações britânicas, o Chelsea parte com a vantagem de já ter conseguido três vitórias sobre os “reds”, incluindo a final da Taça da Liga. Apesar disso, o Liverpool vem de três vitórias consecutivas na “Champions”, enquanto que os “blues” obtiveram três resultados negativos fora de casa.

A nível pessoal, José Mourinho persegue o objectivo de se tornar vencedor da Liga dos Campeões em dois anos consecutivos por clubes diferentes, o que, em caso de sucesso, seria um feito inédito.

O Liverpool não pode contar para este encontro com jogadores importantes como Xabi Alonso (castigado), Pellegrino e Morientes (impedidos de jogar por já terem alinhado por Valência e Real Madrid nas competições europeias deste ano). Por seu lado, o Chelsea já pode utilizar Duff e Robben, que regressam após lesões e terem sido poupados no último encontro para a “Premier League” com o Bolton, que garantiu a conquista do título inglês.

Quem sair vencedor da eliminatória ficará à espera de conhecer o seu adversário na final, que sairá do jogo que opõe o PSV Eindhoven e o AC Milan de Rui Costa. O clube milanês parte em vantagem mercê do resultado da primeira-mão (2-0) disputada em casa.

Equipas prováveis:

Liverpool
Dudek; Finnan; Carragher; Hyypia; Traoré; Biscan; Hamann; Gerrard; Riise; Baros; Luís Garcia

Treinador: Rafael Benitez

Chelsea
Cech; Geremi; Terry; Ricardo Carvalho; Gallas; Makelele; Lampard; Tiago; Gudjohnsen; Joe Cole; Drogba

Treinador: José Mourinho

Árbitro: Lubos Michel (Eslováquia)
Estádio: Anfield Road, em Liverpool
Hora: 19h45 (com transmissão na RTP 1)

Daniel Brandão