A película “Le Couperet” inaugura quinta-feira a sexta edição da Festa do Cinema Francês. O filme poderá ser visto no Fórum Lisboa, mas o programa do certame prevê que as diversas projecções sejam espraiadas pelo país. Assim, além da passagem pela capital, o ciclo vai percorrer as cidades do Porto, Coimbra e Faro.

A sessão de estreia conta com a presença do realizador Costa-Gravas e do actor José Garcia, protagonista do filme. O actor entra, aliás, em mais duas películas a exibir ao longo do certame – “Après vous” e “Boîte noire”.

A festa será pretexto para a apresentação de várias estreias: vão ser exibidos os filmes mais recentes dos realizadores- todos eles franceses – Cédric Klapisch, Dominik Moll, François Ozon, Christian Carion, Costa-Gavras e Robert Guédiguian.

Programa inclui homenagens

Esta digressão do cinema francês chega ao Porto no próximo dia 13, onde permanecerá até 16 de Outubro. No dia seguinte é a vez de Coimbra, onde as projecções se prolongam até dia 17. Faro acolhe a Festa do Cinema francês entre os dias 1 e 3 de Novembro.

A televisão não ficará alheia ao certame, e, por isso mesmo, o canal 2: da RTP irá mostrar três filmes no âmbito do festival. O primeiro, “A inglesa e o duque” vai ser exibido no próximo sábado.

As homenagens não ficaram esquecidas, e o certame propõe-se a prestar tributo, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, à actriz Fanny Ardant.

Ainda no capítulo das homenagens, refira-se também que a Festa do Cinema Francês homenageia, este ano, as escolas de cinema, das quais se destacam a Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa e a parisiense FEMIS.

A festa prolonga-se até 3 de Novembro, e inclui a projecção de 29 películas oriundas da França.

Ana Correia Costa
“Le Couperet”/DR