Foi preciso recorrer aos pontapés da marca da grande penalidade para encontrar um vencedor no jogo da Taça de Portugal entre Benfica e Nacional.

120 minutos não chegaram para que as duas equipas marcassem um único golo e os penaltys foram o único remédio para qualificar um clube para os quartos-de-final da competição.

Durante toda a partida, o Benfica foi mais incisivo e procurou sempre o golo, ao contrário do Nacional que dava a sensação de estar à espera da “lotaria” das grandes penalidades. Hilário evitou até ao final do tempo regulamentar o golo “encarnado”.

Nas grandes penalidades, a justiça imperou e o clube da Luz saiu vencedor. Patacas falhou o quarto penalty dos insulares e Simão não perdoou, dando a vitória ao Benfica.

Sporting vence nos descontos

Depois de, na última eliminatória, ter tido dificuldades em eliminar o Vizela, o Sporting voltou a sofrer para levar de vencida uma equipa teoricamente mais fraca.

Num jogo também marcado por penaltys, o modesto Paredes adiantou-se cedo no marcador. Miguel Garcia fez falta sobre Álvaro na grande área e Nélson Campos, chamado à conversão, bateu o guarda-redes do Sporting e provocou a surpresa em Alvalade. No entanto, os leões recuperaram logo a marcha do marcador, com o estreante Koke a reestabelecer o empate aos 17 minutos. Passe de Romagnoli para uma autêntica “bomba” do avançado espanhol.

O Sporting pressionou o Paredes durante toda a partida, mas falhou no momento de concretizar. Seria João Moutinho, que entrou em campo para substituir o lesionado João Alves, a resolver já nos descontos. Aos 91 minutos, o médio português converteu a grande penalidade que apurou o clube de Alvalade para os quartos-de-final da prova.

Resultados dos oitavos-de-final da Taça de Portugal:

E. Amadora-Boavista, 0-1
Aves-Académica, 1-2
Lixa-Vitória Setúbal, 0-2
Sporting-Paredes, 2-1
Marítimo-Vila Meã, 3-0
Vitória Guimarães-Oliveirense, 2-0
Benfica-Nacional, 0-0 (5-3, nas grandes penalidades)

David Pinto
Foto: UEFA