As portas do Palácio de Cristal abriram às 16h00. A tenda e o Pavilhão Rosa Mota encheram-se de visitantes.

A fila para entrar na Feira do Livro do Porto era considerável aquando da abertura das portas e os “stands” estavam preparados para receber os clientes. Jorge Geraldes, da Verbo, disse ao JPN que esperava grande afluência e afirmou que “tudo o que possa ser feito para levar o livro à população é importante”.

Mas nem todos os vendedores estão tão optimistas. Cláudia Gil, da Europa América, não espera muitos compradores “devido à crise” que o país atravessa.

Dina Lemos visita habitualmente a Feira do Livro. Este ano ainda não comprou nenhum, mas pensa vir a fazê-lo. Não procura nenhuma obra específica e aprecia uma “leitura diversificada”.

Os mais novos parecem saber bem aquilo que gostam de ler. Rita e Afonso, de 4 e 7 anos, visitaram a Biblioteca Infantil com o pai. Já compraram vários títulos, entre eles “O velho, o rapaz e o burro”, “Caracóis de ouro” e “Capuchinho Vermelho”.

A Feira do Livro do Porto vai continuar de portas abertas até 11 de Junho. A de Lisboa abre quinta-feira e fecha a 13 de Junho.

Raquel Rego
Fotos: Rita Pinheiro Braga