Em 2006, o número de internautas chineses aumentou em 14 milhões. Cerca de 137 milhões de chineses usam diariamente a Internet, o que corresponde a 10% da população. Os dados foram revelados hoje pela organização governamental China Internet Network Information Centre (CNNIC).

Os Estados Unidos da América (EUA) lideram actualmente o “ranking” mundial. Num total de 300 milhões de habitantes, 210 milhões usam regularmente a Internet. Mas o governo chinês acredita superar esse número nos próximos dois anos, com um crescimento anual de utilização da Internet de 24%.

Os resultados apresentados pela CNNIC demonstram também que houve um aumento de utilizadores através de redes sem fios. 17 milhões de internautas chineses usam os telemovéis para aceder ao ciberespaço.

O relatório traça ainda o perfil dos internautas chineses. São maioritariamente homens (58,3%). Destacam-se duas faixas etárias entre os mais participativos: dos 18 aos 24 anos (35,2%) e dos 25 aos 30 (19,7%). Entre os inquiridos, salienta-se o facto de 57,8% revelarem não serem casados.

As actividades “on-line” mais solicitadas pelos chineses são o envio e recepção de e-mails (56,1%), a leitura de notícias (53,5%) e pesquisas (51,5%). Denotam ainda algumas reticências no que se refere a fornecer dados privados – 62% não tem qualquer intenção de o fazer.

A China vive sob o domínio de um regime autoritário, o que não impede contudo que o próprio governo incentive o uso da Internet em campos como a educação ou os negócios.

Um relatório da Amnistia Internacional de Julho do ano passado indicava que o regime de Pequim era o maior inimigo da liberdade de expressão na Net.

Sandra Pinto
lj04061 @ icicom.up pt
Foto: Morguefile