O “site” chama-se “Map My Name” e surgiu a partir de uma conversa sobre “como o mundo é pequeno” entre João Ribeiro e Sérgio Veiga, estudantes de Engenharia de Computadores e Telemática na Universidade de Aveiro (UA). A ideia é simples: se cada pessoa que se registar no “Map My Name” pedisse a três amigos para o fazerem também, todos os utilizadores da internet estariam inscritos no “site“.

O tempo estimado para este objectivo é de 21 dias, a que os alunos deram um “desconto” de nove dias extra. Mesmo que não atinjam a totalidade dos cibernautas (uma tarefa difícil), o projecto é uma “prova de conceito” e João Ribeiro está certo de que “irão atingir algum objectivo. No fundo, isto é uma ferramenta global de recolha de dados.”

Basta procurar o seu país e a sua cidade e pode registar-se. “One simple step, and you’re in the map” é a máxima do projecto, lançado a 22 de Abril, que pretende ser “um mundo dentro de um mundo”.

O “site” apresenta ainda uma outra funcionalidade: a “partilha de pessoas e experiências”, que vai para além do conceito de partilha de vídeo e imagens. O utilizador, depois de registado, pode inserir (“embed”) o seu “project card” em qualquer “site” através de um código HTML.

Os alunos já encontraram alguns problemas, como a falta de largura de banda para suportar todos os utilizadores que querem registar-se. Contudo, João Ribeiro afirma que o projecto, que já chegou à Holanda, está a correr “extraordinariamente bem”.

A intenção é continuar a trabalhar no projecto e o estudante de Engenharia de Computadores e Telemática considera a hipótese de se dedicar inteiramente a ele, se existir algum investidor interessado.

A contagem termina em 22 de Maio. As conclusões estatísticas poderão ser consultadas no “site”.