O ex-candidato à presidência dos Estados Unidos da América, Al Gore, é o nome mais falado entre os vários que têm sido apontados como favoritos para vencer o Nobel da Paz deste ano. O director do Instituto Nobel da Paz de Oslo, Geir Lundestad, não avançou nenhum candidato. O anúncio oficial vai ser feito sexta-feira.

Al Gore, que se tornou uma figura mediática com o seu êxito de bilheteira “Uma Verdade Inconveniente”, sobre os efeitos das alterações climáticas, é dado como favorito para receber o prémio. Alguns dos seus apoiantes, em declarações ao “site” da revista “Newsweek”, revelaram que este possa ser o empurrão necessário para Al Gore reconsiderar candidatar-se a presidência dos EUA.

Ao todo, estão na corrida 181 pessoas e organizações. Têm sido avançados como potenciais candidatos Evo Morales, presidente da Bolívia, o ex-chanceler alemão Helmut Kohl e o monge budista e vietnamita Thich Quang Do, avança a agência Lusa. Gore foi nomeado pela sua campanha contra o aquecimento global, à semelhança da esquimó canadiana Sheila Watt-Cloutier.

Cerimónia a 10 de Dezembro

A entrega dos prémios começou esta segunda feira com a atribuição do Nobel da Medicina e vai terminar na próxima semana com o anúncio dos laureados no campo de Economia.

Os restantes prémios serão conhecidos ainda durante esta semana. No campo da Física, o laureado será revelado terça-feira, o de Química na quarta-feira, o de Literatura na quinta-feira, e o Nobel da Paz na sexta feira.

A cerimónia formal será em Estocolmo, a 10 de Dezembro, data da morte de Alfred Nobel, à excepção da entrega do Nobel da Paz, que vai decorrer em Oslo.