Catarina Eloy e Sobrinho Simões, investigadores do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), foram galardoados com o prémio Edward Limbert atribuído pela GENZYME e pela Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM).

Os dois cientistas do IPATIMUP têm desenvolvido pesquisas na área do cancro da tiróide. O trabalho de investigação “Study of the role played by the TGF- beta dual effect in the progression of papillary thyroid carcinoma” tem como principal objectivo identificar marcadores no cancro da tiróide, com o intuito de prever o comportamento do tumor, como refere a investigadora do IPATIMUP.

O estudo ainda está numa fase inicial, mas, se o pressuposto da investigação se realizar, a identificação dos marcadores da proteína TGF-beta vai possibilitar um tratamento mais adequado dos doentes com cancro da tiróide como esclarece a autora do projecto. Apesar de existir tratamento para este tumor, a verdade é que, segundo Catarina Eloy, “a principal dificuldade encontrada é identificar a malignidade de alguns tumores desta glândula”.

Os 5 mil euros do prémio Edward Limbert vão ser aplicados na investigação das proteínas que estão associadas ao desenvolvimento do cancro da tiróide. Em Portugal, todos os anos surgem perto de 500 novos casos com esta doença.