Num espaço de dois anos duplicaram as escolas do ensino básico que se mantêm abertas até as 17h30 com actividades extra-curriculares, aumentaram as refeições servidas nas pré-primárias e primárias, os alunos do secundário aderem cada vez mais ao ensino profissional e houve uma redução no número de escolas com menos de 10 alunos, segundo um relatório da Inspecção-Geral da Educação.

O relatório, apresentado esta terça-feira pelo ministério da Educação, mostra uma evolução positiva em várias matérias relacionadas com a educação em Portugal nos últimos dois anos.

O documento realça o número de escolas primárias que alargaram o seu horário de funcionamento até as 17h30, quase todas com actividades extra-curriculares. O relatório mostra que a percentagem de escolas que funcionam até mais tarde duplicou para 96% contra os 42% do ano lectivo de 2005/06.

Quanto aos infantários, o número de estabelecimentos que prolongaram o horário de funcionamento também aumentou, passando de 55% para 87%. Ao mesmo tempo, há mais estabelecimentos com actividades de animação e apoio à família.

Mais de metade das escolas já têm mais de 50 alunos

O estudo do ministério da Educação revela que apenas 3%, ou seja, cerca de 400 das escolas do ensino básico com menos de 10 alunos se mantêm abertas. O que representa uma diminuição significativa já que há três anos a percentagem era de 28%. Sendo assim, mais de metade das escolas do país já têm mais de 50 alunos.

No que toca ao ensino secundário, há mais alunos a optar pelo ensino profissional, 15%, e também pelas vias profissionalizantes, 35,4%. De qualquer forma, esta percentagem ainda está longe dos 50% dos países da OCDE.

O relatório apresentado pelo Inspecção-Geral da Educação é baseado numa amostra de 288 unidades do ensino público, o que representa apenas um quinto da rede escolar portuguesa.