A Universidade de Évora vai abrir um curso de licenciatura no ramo de Jazz já a partir do próximo ano lectivo. As candidaturas vão decorrer de 26 a 28 de Maio e os candidatos terão de realizar uma prova escrita e prática na área musical para mostrar os seus conhecimentos.

Eduardo Lopes, professor da instituição que está a coordenar o curso de Jazz, explicou ao JPN que a “a ideia surgiu há alguns anos” e que esta realidade “encontra o seu nicho na Universidade de Évora, pois não existe a Centro e Sul do país nenhuma instituição que ofereça uma licenciatura nestes moldes”. Este curso passa a ser o segundo em Jazz, depois do da ESMAE, no Porto.

“É uma realidade que o Jazz em Portugal, cada vez mais, tem um mercado muito grande, não só a nível de interpretação, mas também a nível de festivais do género em todo o país. Também a nível de ensino, cada vez mais, aparecem escolas de Jazz a nível secundário ou privado, o que , na realidade, faz com que as pessoas depois queiram prosseguir os seus estudos a nível superior”, afirmou.

O professor, que já recebeu inúmeros prémios e bolsas de estudo de instituições portuguesas e estrangeiras, comentou que neste curso o grau de exigência é bastante elevado, pretendendo criar apetências e qualidades artísticas no aluno que acaba a licenciatura, “de forma alguma semelhante a quem acaba no conservatório”.

O curso de Jazz (em PDF) da Universidade de Évora tem o propósito de possibilitar a especialização numa área musical, podendo mais tarde ser um profissional mais habilitado para leccionar no ensino secundário, ou mesmo, seguir uma carreira de intérprete.

As candidaturas estão abertas a todos os que, tendo acabado o 12º ano de escolaridade em qualquer área e tendo uma base musical, queiram enredar pela vida artística. O concurso consiste em duas provas locais na universidade, nas quais serão avaliados os conhecimentos musicais dos candidatos.